Escolas municipais do Rio poderão ter ensino de Libras no currículo

A matéria, que tem autoria do vereador Zico, foi aprovada pela Câmara dos Vereadores em 1ª discussão e voltará à pauta para 2ª votação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Foi aprovado em primeira discussão pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro o projeto de lei 1453/2019, do vereador Zico (Rep), que inclui Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo escolar da Rede Municipal de Ensino. Trata-se de uma linguagem gestual-visual que possibilita a comunicação através de gestos, expressões faciais e corporais. Ela é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo uma importante ferramenta de inclusão social.  

A vereadora Thais Ferreira (PSOL) ressaltou que a educação inclusiva e o ensino de libras é importante, “pois 70% das crianças surdas têm atraso no aprendizado e na escolarização”. Segundo a parlamentar, possibilitar esse acesso das crianças a profissionais capacitados é ter um modelo inclusivo de educação. 

O vereador Tarcísio Motta (PSOL) elogiou a aprovação do projeto e enfatizou que é preciso cobrar da Prefeitura a sanção e a implementação: “faremos indicações legislativas para a regulamentação, como a criação de curso de formação para os professores da rede, estabelecimento de prazo para que tenhamos intérpretes, instrutores em todas as escolas da rede, dentre outras”.

Rocal (PSD) acrescentou que é preciso universalizar e fazer com que as crianças mudas não sejam excluídas. “Esse é um projeto muito oportuno e concordo com Tarcísio Motta, de que é necessário abrir concurso público para que intérpretes e instrutores façam parte da rede municipal de ensino”, disse.

Nesse sentido, Lindbergh Farias (PT) criticou o governo ao revelar que o município tem apenas 1.300 agentes mediadores para mais de 1400 unidades escolares. “Eu tenho vergonha da situação do ensino público na cidade do Rio de Janeiro. Chamo atenção para a forma desleixada com que a Educação tem sido tratada no nosso município”, criticou.

A matéria foi aprovada em 1ª discussão e voltará à pauta para 2ª votação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escolas municipais do Rio poderão ter ensino de Libras no currículo

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui