Escultura em homenagem a Millôr Fernandes é reinaugurada no Arpoador

A obra, parte do "Largo do Millôr", localizada entre as praias do Diabo e do Arpoador, foi totalmente restaurada pelo Projeto RevivaRio Arpoador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Dan Coelho

Nesta terça-feira (10/9), a escultura “O Pensador de Ipanema“, em homenagem ao renomado artista Millôr Fernandes (1923-2012), foi reinaugurada em uma cerimônia marcada pela presença de amigos, familiares e autoridades. A obra, parte do “Largo do Millôr”, localizada entre as praias do Diabo e do Arpoador, foi totalmente restaurada pelo Projeto RevivaRio Arpoador, coordenado pelo Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), com apoio da iniciativa privada e da prefeitura do Rio.

A restauração, que durou cerca de dois meses, incluiu a confecção de um novo banco, a troca das chapas de aço da escultura e a fundação, além do tratamento de proteção dos materiais. A silhueta de Millôr, desenhada pelo cartunista Chico Caruso, foi incorporada ao banco panorâmico em 2013, um ano após a morte do artista. A obra celebra a relação de Millôr com o Rio de Janeiro, especialmente com o local onde costumava caminhar diariamente e admirar o pôr do sol.

Entre os presentes na cerimônia, estavam jornalistas e amigos de longa data de Millôr, como Luiz Gravatá, Sérgio Augusto e Maria Lucia Rangel, além dos cartunistas Demo e Jaguar, colega de redação no famoso jornal O Pasquim. Da família, participaram o filho Ivan Fernandes, o sobrinho Bruno Fernandes e o sobrinho-neto Felipe Fernandes. Autoridades municipais também marcaram presença, como o secretário de Conservação, Marco Aurélio Regalo de Oliveira, e o subprefeito da Zona Sul, Bernardo Murilo Graça Rubião.

Ana Luiza Piza, fundadora do Instituto Carioca Cidade Criativa, destacou a importância da parceria entre o setor público e a iniciativa privada na preservação do patrimônio cultural da cidade. “Vimos como esse tipo de colaboração transformou Nova York, e seguimos essa inspiração para tornar o Rio cada vez mais maravilhoso”, afirmou.

O Projeto RevivaRio Arpoador, realizado em parceria com empresas como Granado, Instituto YDUQS/Estácio, Vectis e Zona Sul, destinou verbas captadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura para o restauro da escultura, além da implantação de uma nova sinalização e a instalação de brinquedos ecológicos no Parque Garota de Ipanema.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escultura em homenagem a Millôr Fernandes é reinaugurada no Arpoador
lapa dos mercadores 2024 Escultura em homenagem a Millôr Fernandes é reinaugurada no Arpoador

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui