Está em cartaz, no Espaço Cultural Arte Sesc, no bairro do Flamengo, a exposição “Abstrações”, que reúne 19 obras de artistas mulheres que exploram o caminho da abstração. Entre os trabalhos expostos, há instalações, telas, litografias, serigrafias e gravuras de artistas, como Fayga Ostrower, Anna Letycia, Anna Maria Maiolino e Renina Katz. As peças pertencem ao acervo institucional do Sesc RJ. Na mostra também será possível ver os trabalhos das artistas convidadas Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral. A entrada é gratuita.
A curadoria da mostra está à cargo de Pollyana Quintella e Marcelo Campos. Marcelo destacou a importância dos trabalhos de Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral para a oxigenação do movimento ao fazerem novas leituras artísticas diante das narrativas hegemônicas.
“A produção das mais novas (Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral) não apenas aponta desdobramentos e filiações contemporâneas de aspectos importantes das obras mais históricas, como também, em alguns casos, manifestam algumas das contradições e fragilidades expressas nas narrativas usuais ligadas à abstração. Isso nos atenta à necessidade de compreender as falhas e os limites que compõem a narrativa hegemônica em torno do legado modernista e seus privilégios”, explicou Marcelo Campos.
O Espaço Cultural Arte Sesc fica na Rua Marquês de Abrantes, nº 99, no Flamengo.
A visitação é de segunda a sábado, das 12h às 19h, até 31/01/2023