Espaços de lazer para crianças poderão ser obrigatórios em unidades de saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

O vereador Dr. Gilberto (PMN) apresentou o Projeto de Lei nº1.330/2019, que obriga a implantação de brinquedotecas ou áreas de lazer infantil nas dependências das unidades de saúde do município. O objetivo da norma, segundo o parlamentar, é tornar essas áreas de espera nos hospitais, que oferecem serviços pediátrico menos lotadas, e ao mesmo tempo criar um espaço divertido e estimulante para as crianças.

De acordo com a medida, entende-se que esses espaços deverão ser providos de brinquedos e jogos educativos, as crianças e seus acompanhantes para brincar. Isso, segundo o projeto, contribuirá para a construção e o fortalecimento das relações de vínculo e afeto entre as crianças e o meio social.

A implementação do espaço de lazer deverá ser precedida de um trabalho de divulgação e sensibilização junto à equipe da unidade de saúde ou de voluntários, que deverá estimular e facilitar o acesso das crianças aos brinquedos, jogos e livros.

Ainda de acordo com a proposição, o Poder Executivo ficará autorizado a firmar convênios com pessoas jurídicas ou físicas, além de receber doações de equipamentos para o entretenimento das crianças.

Advertisement

O vereador Dr. Gilberto acredita que as áreas de lazer serão capazes de tranquilizar as crianças e as deixar suscetíveis aos tratamentos profissionais.

“A brinquedoteca proporcionará um ambiente enriquecedor que oferece estímulos de socialização entre as crianças. A implantação dessa estrutura faz parte de ações de humanização do serviço e ainda serve para organizar de forma prática o momento de espera dos pacientes, evitando a circulação de crianças nos corredores, colaborando com pais que aguardarão atendimento com mais tranquilidade, pois elas estarão se divertindo“, explica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Espaços de lazer para crianças poderão ser obrigatórios em unidades de saúde
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Ideia fantástica. Dos anos 70 até os anos 2000 existia no Rio a função de “recreadora” nos hospitais com alas de internação. Minha mãe foi recreadora da prefeitura por 30 anos e talvez tenha sido a última. Ter esses espaços são fundamentais para a recuperação dos internados. lembro de ter convivido nesses espaços com crianças que passavam mais de ano internadas e ali davam continuidade nos estudos, outros até foram ali alfabetizados. Parabéns pela matéria.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui