Saiba quais cuidados que devem ser tomados com animais na quarentena

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade do isolamento social, os animais de estimação ganharam companhia por mais tempo. Como muitos profissionais estão trabalhando de forma remota, os pets têm ganhado mais atenção e espaço em fotos e vídeos nas redes sociais. No entanto, alguns cuidados são necessários com os animais de estimação, mesmo durante a quarentena.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Niterói, Adolfo Carlos Barreto Santos, evitar o contato com animais desconhecidos é uma das recomendações de precaução para os humanos embora não exista transmissão direta do vírus de animais de companhia para os humanos. Contudo, pegar o seu animal de estimação no colo está liberado.

“Os cães e gatos podem abrigar o vírus nas patas após o passeio na rua onde o ideal é adotarmos medidas preventivas, a limpeza das patinhas com lenço umedecido, ajuda na higienização. Se uma pessoa apresentar os sintomas do coronavírus o indicado é que evite o contato com o pet para que não haja a disseminação dos vírus pela casa que podem aderir ao pelo do animal. Não há problema em manter contato com o animal, que será ótimo companheiro na quarentena, desde que não esqueça de higienizá-lo“, explica.

Outra dúvida frequente está relacionada ao passeio com os animais. O especialista ressalta que o ideal é permanecer em casa.

Advertisement

“Para os animais de pequeno porte, o bom é mantê-los em casa, para não correr nenhum risco, inclusive para o dono. No entanto, para os pets maiores, que não têm espaço para caminhar, o dono pode aproveitar a área externa da casa ou as áreas comuns do prédio, evitando contato com outras pessoas e seguindo as recomendações da saúde. No último caso, assim que chegar em casa, higienizar as patinhas do animal, para que fique mais saudável”, completa Adolfo.

“Também devemos ficar atento à alimentação dos pets. Com os donos em casa, colocar ração mais vezes ao dia ou dar um pouquinho da comida do almoço para o animal pode ser comum, mas não é o recomendado. A alimentação deve continuar da forma como sempre foi feita, com ração, para manter o pet saudável”, explica o coordenador da Anhanguera.

Até agora, apenas um cachorro teve o coronavírus confirmado, em Hong Kong, após ter contato com os donos, que estavam infectados. No entanto, o Covid-19 age diferente em animais. “Nos cachorros, pelos estudos atuais, o vírus causaria uma diarreia de 3 a 5 dias e o próprio organismo do animal age para a cura. Nos gatos, também gera a diarreia e se resolve espontaneamente. Importante ressaltar que não há transmissão de Covid-19 de pets para humanos”, finaliza o especialista.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Saiba quais cuidados que devem ser tomados com animais na quarentena
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui