Especialista dá 6 dicas para quem deseja começar no mercado financeiro

Eduardo Peres tem com vasta experiência na área, além de livros publicados abordando o assunto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O mercado financeiro forma inúmeros milionários, mas também pode ser uma forma de perder dinheiro, se a pessoa não souber lidar com os altos e baixos do setor. Para entrar no time dos milionários e não no dos perdedores, o investidor e criador de cursos da área, Eduardo Peres, dá 6 dicas elementares para os que buscam um norte nesta carreira. “Para chegar ao topo, o que importa é começar. E o sucesso vem do que você faz com consistência”, afirma. Confira:

1- Não opere antes de fazer análises e confluências do mercado.

Segundo Peres, qualquer aposta precisa ter embasamento. Não é uma questão de sorte, mas de estratégia. Não saia investindo a esmo.

2- Inicie com capital baixo até ter segurança de aumentar.

Advertisement

Recomendação básica que nunca é demais lembrar. Não torre seu dinheiro na largada. Vá com calma, pois se houver perda no início, o prejuízo será menor.

3- Esteja em um ambiente onde há pessoas bem sucedidas e um mentor para te direcionar.

O ambiente é fundamental. Nele, há networking, troca de experiências e ideias. Se ainda houver alguém para orientar, melhor ainda. Em um bom ambiente, você terá a oportunidade de aprender e esclarecer dúvidas, afinal, vale a velha máxima de que somos a média das pessoas com as quais convivemos.

4- Nunca pare de estudar e aprimorar o seu conhecimento.

Isso vale para qualquer área, para qualquer profissão. No mercado financeiro, ainda mais, pois é um ambiente extremamente dinâmico e é preciso estar atualizado para fisgar as melhores oportunidades. Entenda que os cursos e formações são investimentos, não gastos.

5- Nunca opere um capital que não pode perder.

Jamais opere com o dinheiro que você usa para as suas despesas básicas. O que você opera deve ser visto como um capital de giro do seu negócio, ou seja, um dinheiro reservado especialmente para esta finalidade. Assim, se tiver prejuízo, sua vida não será afetada. Entenda que neste meio há perdas e ganhos e que é preciso estar preparado para perder.

6- Aceitar que os riscos fazem parte do jogo do mercado e estar disposto a perder.

Essa dica se relaciona com o tópico anterior. Saber perder significa estar preparado para isso, ter um planejamento que inclua perder, pois o ambiente do mercado financeiro é extremamente volátil e, por vezes, hostil. Perder faz parte do jogo e é preciso ter resiliência para aprender com os erros e, assim, acertar nas próximas tacadas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Especialista dá 6 dicas para quem deseja começar no mercado financeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui