Nos dias 03 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos, serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A prova é a principal porta de entrada para cerca de 127 Instituições de Ensino Superior espalhadas por todo o território brasileiro. Em 2024 a edição conta com mais de 5 milhões de inscritos, que farão provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e suas Tecnologias, Redação e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. A prova de Língua Inglesa do Enem é uma das áreas de conhecimento avaliadas e requer conhecimento globalizado da língua.
A seção de língua estrangeira é a que inicia a prova do Enem e nela o candidato encontra 5 textos curtos e, geralmente, de gêneros diferentes que possuem o objetivo de avaliar a capacidade do candidato de analisar, interpretar os textos e em seguida responder as perguntas de múltipla escolha. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a média de acerto em inglês é de 45%. O acerto dessas questões é fundamental para o desempenho do aluno na área de linguagens, área que engloba a disciplina.
Para realizar uma boa prova de Língua Inglesa no ENEM, a coordenadora de Língua Inglesa do Colégio pH, Ana Julia Frey, recomenda praticar a leitura de textos na língua estrangeira em diferentes gêneros textuais. Os mais comuns de serem encontrados em provas são: cartuns/charges, textos jornalísticos e/ou de portais online, anúncios publicitários e letras de músicas ou poemas. E alerta: “Não se desespere se não souber todas as palavras presentes no texto. Foque no entendimento global dele e tome cuidado com falsos cognatos durante a leitura – palavras que parecem iguais ao português, mas que querem dizer outra coisa em língua inglesa”.
Atualmente o exame está mais atento a questões que utilizam textos completos que servem de base para perguntas que avaliam a extensão lexical (vocabulário), estrutural (gramática) e discursiva (língua em contexto). A realização de questões das edições anteriores já é meio caminho andado para um entendimento melhor do estilo de questão e do que costuma ser cobrado em todos os anos. Os temas recorrentes das questões de inglês costumam variar entre Meio Ambiente & Sustentabilidade, Cultura, Ciência & Tecnologia e Globalização. Dessa maneira, é fundamental uma compreensão geral desses temas para um bom desempenho na prova.
De acordo com Vergílio Melo, professor da Transfer English, é interessante que o candidato faça a leitura das perguntas de múltiplas escolha antes de ler o texto na totalidade de modo a promover uma leitura mais direcionada e poupar tempo. E complementa com mais algumas dicas:
- Ler título e subtítulo para capturar a intencionalidade do texto;
- Ler as questões e suas múltiplas escolhas antes de ler o texto para uma leitura mais intencional;
- Rever o layout do texto para extrair informações da linguagem não verbal (imagens, fontes, veículos, etc)
- Identificar o gênero literário para conseguir fazer inferências (artigo, poema, anúncio, receita, etc)