Especialistas do Brasil e da Suécia discutem Cidades Inteligentes na Casa Firjan

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: ônibus movido a biogás (Crédito: Aline Lessner)

Indústria 4.0, automação e Sociedade 5.0 estarão na pauta do Smart Cities, painel que ocorre na Casa Firjan nesta sexta-feira, 20/09, a partir das 9h. Parceria com a 8ª Edição das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, o seminário vai reunir especialistas brasileiros e suecos para debater como a convergência das tecnologias terá potencial de tornar as cidades mais agradáveis e facilitar a vida da sociedade. O encontro integra a 8ª Edição das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, evento que ocorre em Fortaleza, Porto Alegre e Brasília até 27/09.



Entre os destaques da programação na Casa Firjan estão a participação de Mauricio Ogawa, gerente geral de tecnologia e inovação da Firjan, Anders Sundvall, gerente de projetos na Agência Sueca para o Crescimento Econômico e Regional (Tillvaxtverket), e Goran Formiga,arquiteto sênior de soluções da Ericsson. “É importante debater o futuro e suas possibilidades, mas fundamental, também, falar sobre a inovação que possa se adequar à realidade das empresas hoje”, complementa Ogawa.

Para a coordenadora do laboratório de tendências da Casa Firjan e mediadora do painel Sociedade 5.0, Carol Fernandes, eventos como o Smart Cities são uma oportunidade para debater os caminhos da sociedade. “É preciso discutir o futuro para poder cria-lo. Nesse sentido, o Smart Cities acontece para mostrar que a indústria 4.0 e a sociedade 5.0 vão agregar novo valor à indústria e à comunidade de maneiras que antes não eram possíveis”, complementa.


Entenda a Sociedade 5.0
Criado no Japão, o conceito Sociedade 5.0 é uma revolução que promete reposicionar as tecnologias em próprio benefício do homem. Ou seja, enquanto a Indústria 4.0 ainda está centrada nas fábricas, hospitais e shopping centers, a Sociedade 5.0 coloca o ser humano no centro da inovação e transformação tecnológica. É nesse contexto que as smart cities, por meio da inteligência, viabilidade e planejamento, oferecerão mais leveza e bem-estar para o cidadão exercer o direito de ir e vir.

Oportunidade de negócios entre Brasil e Suécia
Em 2019, a discussão em torno das Cidades Inteligentes permeia a programação das Semanas de Inovação Suécia-Brasil 2019.

“O objetivo das Semanas de Inovação Suécia-Brasil é fortalecer a Suécia como um parceiro de inovação de longo prazo para o Brasil, promovendo ambientes de inovação, estabelecendo colaborações entre os dois países e criando um ponto de encontro para atores suecos e brasileiros nas áreas de CTI”, explica Johanna Brismar Skoog, nova Embaixadora da Suécia no Brasil. “Elas também são importantes para celebrar parcerias existentes e descobrir oportunidades de cooperação bilaterais e multilaterais. O acordo União Europeia-Mercosul, por exemplo, tem tudo para proporcionar um aumento do comércio e de investimentos e também para assegurar a implementação do Acordo de Paris”, completa.

Sobre a Sweden-Brazil Innovation Weeks
As Semanas de Inovação Suécia-Brasil são uma atividade anual coordenada pela Embaixada da Suécia em Brasília, com o objetivo de fortalecer a Suécia como um parceiro de inovação de longo prazo para o Brasil, promover ambientes de inovação suecos, estabelecer uma colaboração com parceiros brasileiros e criar um ponto de encontro para atores suecos e brasileiros nas áreas de CTI. Além de fornecer uma visão geral das atividades suecas de CTI no Brasil, elas são uma plataforma de promoção comercial e uma possibilidade de explorar, descobrir e analisar novas oportunidades de negócios e de cooperação entre a Suécia e o Brasil.

As Semanas de Inovação Suécia-Brasil são organizadas pelo Team Sweden Brazil: Embaixada da Suécia, Conselho Sueco de Investimento e Negócios (Business Sweden), Câmara de Comércio Sueco-Brasileira (Swedcham) e os Consulados Gerais e Honorários da Suécia.

Advertisement

Veja a programação completa do Smart Cities: Sociedade 5.0

09:00 | Abertura com Carlos Mariani Bittencourt, Vice-Presidente da Firjan
Johanna Brismar Skoog, Embaixadora da Suécia no Brasil

1° Painel: “Automação, Tecnologia e Indústria 4.0”
09:10 | Mauricio Ogawa, Gerente Geral de Tecnologia e Inovação – Firjan Senai
09:30 | Eric Cardoma Romani, Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Firjan Senai
09:50 | Andreas Rentner, Comissário de Negócios da Suécia no Brasil – Business Sweden
09:55 | Paulo Ivson, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento – Tecgraf PUC Rio
10:15 | Perguntas
Moderador: Ricardo Yogui Professor, Agência PUC Rio Inovação

2° Painel: “Sociedade 5.0”
10:45 | Ricardo Yogui, Professor, Agência PUC Rio de Inovação.
11:00 | Maria Tengvard, Gerente de projetos na Nordic Solutions for C40 e
Anders Sundvall, Gerente de Projetos na Agência Sueca para o Crescimento Econômico e Regional (Tillvaxtverket)
11:15 | Regina Summers, Gerente de Cooperação Internacional na Agência Sueca de Inovação (Vinnova)
“Abordagem de inovação do sistema para enfrentar os desafios da sociedade (metas dos ODS) “
11:30 | Goran Formiga, Solution Architect Senior da Ericsson
“Tecnologia 5G e os desafios para chegarmos lá”
11:45 | Perguntas
Moderadora: Carol Fernandes, Coordenadora do Laboratório de Tendências da Casa Firjan

12:00 – 13:30 Almoço Livre

3° Painel: “Sociedade 5.0 para um mundo mais Responsável – Sustentabilidade e Transparência”
13:30 | Jonas Lindström, Diretor da Câmara de Comércio Sueco-Brasileira (Swedcham Brasil) – Apresentação vídeo Responsabilidade Social Corporativa da Suécia
13:40 | Edvaldo Santos, Diretor de Inovação da Ericsson
“Tecnologia 5G e seus possíveis impactos e desafios para uma sociedade responsável”
14:00 | Eliane Damasceno, Coordenadora de Projetos, Integração e Responsabilidade Social da Firjan
“Inovação Social, Perspectiva da Indústria”
14:20 | Prof. Jacob Rehme, Diretor do Centro de Modelos de Negócios de Inovação na Universidade de Linköping.
“Oportunidades para a Suécia e o Brasil trabalharem juntos em cooperação industrial e suas consequências em responsabilidade sócio-corporativa. “
Mediação: Jonas Lindström, Diretor da Câmara de Comércio Sueco-Brasileira (Swedcham Brasil)

SERVIÇO
Smart Cities: Sociedade 5.0
Sexta-feira, 20, das 9h às 15h
Local: Casa Firjan, Rua Guilhermina Guinle, 211

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Especialistas do Brasil e da Suécia discutem Cidades Inteligentes na Casa Firjan
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui