Espetáculo infantil “R.U.I.A” chega ao Rio com proposta sensorial no Arte Sesc

Companhia Dançurbana apresenta “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória” no Arte Sesc, no Flamengo, no dia 10 de maio, com entrada gratuita e foco no público infantil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Vaca Azul

O espetáculo infantil “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória”, da companhia sul-mato-grossense Dançurbana, será apresentado no dia 10 de maio, às 16h, na área externa do Arte Sesc, no Flamengo, com entrada gratuita. Voltado para crianças de 7 a 14 anos, o trabalho propõe uma experiência sensorial, lúdica e interativa, que convida o público a reinventar o espaço do recreio escolar por meio da dança, da imaginação e do jogo cênico.

A escolha dessa faixa etária está alinhada ao chamado segundo setênio — período de desenvolvimento em que se aprofundam as relações sociais e o pensamento lógico. A obra busca justamente provocar e ampliar essas dimensões por meio de estímulos visuais, corporais e sonoros.

Com direção de Marcos Mattos e Renata Leoni, o processo de criação foi inspirado na pedagogia de Rudolf Steiner e envolveu oficinas de contação de histórias e palhaçaria. Em cena, os intérpretes-criadores Adailson Dagher, Ariane Nogueira, Daniel Andrade, Jackeline Mourão, Livia Lopes e Reginaldo Borges manipulam objetos e sons que são constantemente ressignificados ao longo da performance.

“Estudar a infância é, ao mesmo tempo, nos sensibilizar. Isso aguça nossa curiosidade, impulsiona nosso desejo de nos modificarmos e melhorarmos como artistas”, destaca o diretor Marcos Mattos. “Pesquisamos temas da infância e da arte contemporânea, cruzando linguagens como poesia, brincadeiras e dança.”

A diretora Renata Leoni ressalta o impacto direto da proposta no público: “As crianças se identificam imediatamente com o espetáculo. A troca de energia é potente e reforça o papel da arte como espaço de escuta, expressão e pertencimento.”

O espetáculo foi contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2024/2025. A Dançurbana, fundada em 2002 em Campo Grande (MS), é reconhecida nacionalmente pela circulação em mais de 50 cidades e participação em festivais como a Bienal Sesc de Dança e o FIT São José do Rio Preto. A companhia atua de forma colaborativa com artistas e instituições em projetos de valorização da arte e cultura.

Serviço:
Espetáculo “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória”
Data: 10 de maio (sexta-feira), às 16h
Local: Área externa do Arte Sesc – Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo
Classificação: Livre
Entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui