Espetáculo multimídia ESTRANHO estreia na Casa de Cultura Laura Alvim

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Com temática focada nas diferenças e dificuldades enfrentadas por pessoas com fragilidades mentais, o espetáculo inédito ESTRANHO chega à Casa de Cultura Laura Alvim, espaço da Secretaria de Estado de Cultura e e Economia Criativa/FUNARJ, em Ipanema, no dia 5/11.

No palco, o ator catarinense Mateus Tiburi, acompanhado em vídeo pela dançarina paulista de butoh, Emilie Sugai, se apoia em um ambiente imagético e sonoro que servem de plataforma para as projeções mentais e o processo de transformação de Gan.

Uma montagem que carrega afeto e encantamento revelando o delicado, poético e intenso mundo de Gan. O personagem em seu sofrimento psíquico tangencia o amor, seus sonhos, as partidas, o isolamento e a dor do vazio. Em busca de superação e em autoexílio Gan segue visitando lugares. Em sua memória alterna entre horror e alegria, entre o canto dos frutos e um fruto estranho. Cria um mundo virtual, vivido e experimentado na mais alta sensibilidade e potência criativa.

ESTRANHO pode ser visto como um espelho dos conflitos internos de todos nós – nossas ilhas, nossos desertos… Uma reflexão sobre o conceito de “estranho” e a reverberação da exclusão do outro sob o estigma da loucura.

Advertisement

A peça com vídeo projeções e trilha diversificada com composições de Chopin, Brahms, músicas de Billy Holiday, Nina Simone, ópera de Verdi e música eletrônica, revela a história de Gan, um homem com serenas alucinações intensificadas após o suicídio da mãe. O texto é inspirado no conto Fruto Estranho, de Eveline Costa, que traz em sua narrativa um personagem em busca de relações entre sua existência e o espaço que ocupa – seu corpo, ”uma ilha de lama escura”.

Seu texto pós-moderno carrega um humor sutil do frágil mundo de Gan. Ele diz-se filho do dono de uma das maiores editoras de livros de Tokyo. Marcado pela morte da mãe, o funeral provoca nele uma ruptura, e a partir deste traço em sua vida, afasta-se do convívio social. É aprisionado em um kimono branco, até que pinta seu rosto para nunca mais ver seu pai.

O espetáculo convida o público a refletir sobre os preconceitos e discriminação de uma sociedade que tende a excluir e a marginalizar pessoas em estado de sofrimento psíquico, que também tem seu olhar voltado para a diferença em diversos aspectos. O espetáculo tem nos contornos de sua estória, um forte desejo de ampliar a reflexão sobre o conceito de estranho e a reverberação da intolerância que causa dor e o isolamento do outro.

“Como seria ocupar o lugar deste outro? Vestir a pele do outro?” questiona Eveline Costa, que assina a direção da peça. Diretora de cinema, dramaturga e criadora de audiovisual para espetáculos, estreia com sua primeira direção teatral, com colaboração da diretora sérvia Jadranka Andjelic.

SERVIÇO:
ESTRANHO
Data: Estreia 5 de novembro
Temporada 5, 12, 19 e 26 Novembro 2019
Local: Teatro Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Duração: 50 minutos
Capacidade: 129 pessoas
Classificação etária: 14 anos
Vendas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Espetáculo multimídia ESTRANHO estreia na Casa de Cultura Laura Alvim
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui