Espetáculo multimídia ESTRANHO estreia na Casa de Cultura Laura Alvim

Foto: Divulgação

Com temática focada nas diferenças e dificuldades enfrentadas por pessoas com fragilidades mentais, o espetáculo inédito ESTRANHO chega à Casa de Cultura Laura Alvim, espaço da Secretaria de Estado de Cultura e e Economia Criativa/FUNARJ, em Ipanema, no dia 5/11.

No palco, o ator catarinense Mateus Tiburi, acompanhado em vídeo pela dançarina paulista de butoh, Emilie Sugai, se apoia em um ambiente imagético e sonoro que servem de plataforma para as projeções mentais e o processo de transformação de Gan.

Uma montagem que carrega afeto e encantamento revelando o delicado, poético e intenso mundo de Gan. O personagem em seu sofrimento psíquico tangencia o amor, seus sonhos, as partidas, o isolamento e a dor do vazio. Em busca de superação e em autoexílio Gan segue visitando lugares. Em sua memória alterna entre horror e alegria, entre o canto dos frutos e um fruto estranho. Cria um mundo virtual, vivido e experimentado na mais alta sensibilidade e potência criativa.

ESTRANHO pode ser visto como um espelho dos conflitos internos de todos nós – nossas ilhas, nossos desertos… Uma reflexão sobre o conceito de “estranho” e a reverberação da exclusão do outro sob o estigma da loucura.

A peça com vídeo projeções e trilha diversificada com composições de Chopin, Brahms, músicas de Billy Holiday, Nina Simone, ópera de Verdi e música eletrônica, revela a história de Gan, um homem com serenas alucinações intensificadas após o suicídio da mãe. O texto é inspirado no conto Fruto Estranho, de Eveline Costa, que traz em sua narrativa um personagem em busca de relações entre sua existência e o espaço que ocupa – seu corpo, ”uma ilha de lama escura”.

Seu texto pós-moderno carrega um humor sutil do frágil mundo de Gan. Ele diz-se filho do dono de uma das maiores editoras de livros de Tokyo. Marcado pela morte da mãe, o funeral provoca nele uma ruptura, e a partir deste traço em sua vida, afasta-se do convívio social. É aprisionado em um kimono branco, até que pinta seu rosto para nunca mais ver seu pai.

O espetáculo convida o público a refletir sobre os preconceitos e discriminação de uma sociedade que tende a excluir e a marginalizar pessoas em estado de sofrimento psíquico, que também tem seu olhar voltado para a diferença em diversos aspectos. O espetáculo tem nos contornos de sua estória, um forte desejo de ampliar a reflexão sobre o conceito de estranho e a reverberação da intolerância que causa dor e o isolamento do outro.

“Como seria ocupar o lugar deste outro? Vestir a pele do outro?” questiona Eveline Costa, que assina a direção da peça. Diretora de cinema, dramaturga e criadora de audiovisual para espetáculos, estreia com sua primeira direção teatral, com colaboração da diretora sérvia Jadranka Andjelic.

SERVIÇO:
ESTRANHO
Data: Estreia 5 de novembro
Temporada 5, 12, 19 e 26 Novembro 2019
Local: Teatro Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Duração: 50 minutos
Capacidade: 129 pessoas
Classificação etária: 14 anos
Vendas

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui