A ESPM Glória-Villa Aymoré apresenta a I Mostra De Ativismo Contra O Racismo, que integra a 6ª edição da campanha Movimento 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo, uma série de eventos organizada coletivamente para homenagear a data de 21 de março – Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU.
Durante a mostra, que acontece de terça a quinta-feira — 22, 23 e 24 de março — às 19 horas, serão exibidos filmes realizados por cineastas negros, seguidos de debate com a presença de diretores de cinema, professores, estudantes e jornalistas formados pela ESPM.
É o primeiro evento público do novo campus ESPM Glória-Villa Aymoré, situado no conjunto arquitetônico instalado no bairro da Glória, cujos prédios da fachada foram construídos no início do século passado. A mostra inicia ainda as comemorações dos 10 anos do curso de Jornalismo da ESPM Rio, completados este ano.
“Esta iniciativa se soma a um importante movimento contra o racismo no Brasil, valorizando a arte e a cultura”, diz Luiz Romero, diretor acadêmico da ESPM. “Além disso, a mostra está alinhada com a proposta da ESPM de tornar a Villa-Aymoré uma opção de equipamento cultural da região.”
Sobre a programação, o filme Quadro Negro, de Bruno Duarte e Silvana Bahia, abre a mostra na terça-feira (22), trazendo narrativas de jovens negros sobre as políticas afirmativas na educação. Na quarta-feira (23), serão exibidos Kbela, de Yasmin Thainá, e Papo De Preta, de Dandara Franco e Vinicius Soares, ex-alunos da ESPM, que conta a trajetória profissional de jovens jornalistas negras. O fechamento da mostra é com o premiado Rolê, de Vladimir Seixas, na quinta-feira (24).
Serviço:
I Mostra De Ativismo Contra O Racismo
Quando: 22, 23 e 24 de março
Horário: 19 horas
Inscrições: Clique Aqui
Evento gratuito
Programação:
Terça-feira – 22 de março
Quadro Negro, filme de Bruno F. Duarte e Silvana Bahia
Quadro Negro traz narrativas de jovens negros que falam sobre a experiência de passar pela universidade no Brasil após mais de uma década de políticas afirmativas na educação.
Quarta-feira – 23 de março
Kbela, filme de Yasmin Thayná
Um olhar sensível sobre a experiência do racismo vivido cotidianamente por mulheres negras. A descoberta de uma força ancestral que emerge de seus cabelos crespos transcendendo o embranquecimento.
Papo de Preta: Novas Narrativas do Jornalismo, filme de Dandara Franco e Vinicius Soares
Qual é o perfil racial da imprensa brasileira? Existe representatividade negra na comunicação? Essas duas perguntas basearam os outros inúmeros questionamentos realizados durante a produção do documentário. Papo De Preta: As Novas Narrativas Do Jornalismo é sobre ancestralidade, comunicação e resistência.
Quinta-feira – 24 de março
Rolê – Histórias dos Rolezinhos, filme de Vladimir Seixas
Os rolezinhos em shoppings no Brasil mobilizaram milhares de pessoas nos últimos anos. Essa forma inusitada de manifestação escancarou as barreiras impostas pela discriminação racial e exclusão social. Acompanhe neste documentário a vida e as lembranças de três personagens negras que enfrentaram situações traumáticas de racismo e participaram das ocupações em shoppings.