Esportes mentais: quando a habilidade pode levar ao melhoramento do cérebro

Os esportes mentais são aqueles que, ao invés do exercício físico, requerem nossas habilidades intelectuais para competir

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Recal Media no Pexels

Os esportes mentais são aqueles que, ao invés do exercício físico, requerem nossas habilidades intelectuais para competir. São esportes muito benéficos para nossa saúde, pois mantêm nosso cérebro ativo, exercitando suas habilidades cognitivas.

No que lhe concerne praticar um esporte mental requer concentração e boa memória. Independentemente de você ser um adulto, você descobrirá que praticar um esporte mental é totalmente produtivo.

Quais são os principais esportes mentais?

Atualmente existem vários jogos que são considerados esportes mentais. Isso porque, para os praticar, o jogador deve usar todas as suas habilidades cognitivas para vencer. Essas habilidades estão relacionadas à atenção, percepção, memória, compreensão e resolução de problemas; ou seja, com o processamento de informações.

Alguns dos jogos considerados esportes mentais são os seguintes:

Advertisement
  • Xadrez. O xadrez é considerado um dos melhores esportes para exercitar a mente. Ajuda a manter o cérebro ativo, pois quem o pratica deve desenhar e acertar as melhores estratégias para se livrar do rei.
  • Gamão. É um jogo popular para duas pessoas, jogado com peças chamadas pedras. O objetivo é tirar todas as pedras do tabuleiro.
  • Bridge. É um dos esportes mentais mais comuns e populares. Principalmente no Reino Unido. Entre a memória, estratégia e planejamento, o cérebro está sempre operando para conseguir fazer a melhor jogada. Além disso, é um esporte cheio de diferentes técnicas.
  • Checkers. Ao praticar esse esporte mental, você obtém os mesmos benefícios de quando joga xadrez. Ajuda a melhorar a concentração, permite desenvolver a capacidade de resolver situações e tomar decisões.
  • Scrabble. A concentração é a chave para não cometer erros no scrabble. Se o oponente estiver focado, mesmo com letras mais difíceis, pode ganhar. Logo, esse ponto é fundamental. Tendo em conta as palavras colocadas no tabuleiro pelos outros jogadores, é preciso ser criativo e inovar e estar atento para a formação das palavras.

Além dessas modalidades, mais outra ganhou enorme destaque no panorama mundial. Falamos do poker.

O momento chegou: o poker se tornou um esporte, um esporte mental!

Após vários anos, face às legislações vigentes em inúmeros países, em 2010, a Associação Internacional de Esportes Mentais, conseguiu finalmente que o poker fosse considerado um esporte de inteligência mental, como todas as outras disciplinas referidas em cima.

Esta vitória e categorização também foi possível, uma vez que, a própria modalidade tem diferentes estratégias e abordagens que requerem planejamento e uma estrutura mental ao mais alto nível para conseguir idealizar a jogada certa e conseguir competir com outros jogadores num ambiente mais competitivo (e em certos, ambientes mais amadores).

Falando, no panorama brasileiro, é um dos esportes com mais aficionados e dos mais procurados online, com um crescimento constante no país.

Assim, depois juntar o poker às restantes disciplinas, fica só a faltar falar sobre os benefícios que estes esportes trazem consigo.

Quais são os principais benefícios dos esportes mentais?

Sudoku Esportes mentais: quando a habilidade pode levar ao melhoramento do cérebro
Foto de A Koolshooter no Pexels

Portanto, além de ser um grande hobby, são muitos os benefícios que os esportes mentais trazem para nosso cérebro. Por exemplo, vão melhorar nossa capacidade de memória, desenvolver nossa engenhosidade, aumentar a capacidade criativa, exercitar a lógica, nos levar a ser mais estratégicos, aumentar nossa inteligência, em síntese, toda a nossa capacidade cognitiva melhora em uma grande porcentagem.

Com efeito, face a essas referências, os esportes mentais apresentam então os seguintes benefícios:

Aumentar o QI: numerosos estudos demonstraram que a estimulação constante do cérebro aumenta a inteligência. Isso porque, por meio dos esportes mentais, o cérebro busca constantemente novas formas de resolver problemas ou encontrar alternativas que melhorem o desenvolvimento do jogo.

Eles desenvolvem habilidades de planejamento: em jogos em que é necessário antecipar as jogadas de outros oponentes, nosso cérebro aprende a tomar decisões com base em previsões.

Aumentar a concentração: antecipar as jogadas de outros adversários e desenvolver estratégias exige que estejamos focados. Esta é uma habilidade muito útil em todos os tipos de tarefas para as quais nosso cérebro estará mais bem preparado.

Eles promovem a memória: às vezes, esses jogos exigem que as jogadas anteriores sejam memorizadas. Ao exercitar essa capacidade do nosso cérebro, será mais fácil lembrarmos de outras coisas em nossa vida diária.

Eles nos forçam a usar a lógica: muitas vezes, os esportes mentais exigem que usemos a lógica para resolver certas situações. Essa habilidade será muito útil para nós na resolução de problemas. Além disso, ajudam a estruturar o pensamento, o que é muito valioso no estudo.

Em suma, esta é a prova que os esportes não têm de ser todos físicos. No fundo, a componente mental, representa uma das maiores virtudes para despertar o lado competitivo. Isso porque, mostra a destreza e a forma como trabalha nosso cérebro. Por outro lado. Ficou provado que, todos esses esportes oferecem benefícios de saúde semelhantes e, uma vez dominados, podem ser também uma forma de diversão e relaxamento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Esportes mentais: quando a habilidade pode levar ao melhoramento do cérebro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui