Foi promulgado nesta sexta-feira (18/03) um projeto de lei que muda o nome da estação Cidade do Samba do VLT para que se chame Parada Cidade do Samba – Estação Hilária Batista de Almeida – Tia Ciata (1854-1924).
Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata (1854-1924), tornou-se um símbolo da resistência negra no Brasil pós-abolição e uma das principais incentivadoras do samba depois de abrir as portas de sua casa para reuniões de sambistas pioneiros quando a prática ainda era proibida por lei.
Em sua casa, na Praça Onze, onde os sambistas se reuniam, foi criado o primeiro samba gravado em disco “Pelo Telefone”, uma composição de Donga e Mauro de Almeida, na voz do cantor Baiano, também nascido em Santo Amaro da Purificação.
“Nomear a estação que já faz alusão ao samba com o nome de Tia Ciata é uma forma de celebrar a importância dela e de outras ‘tias do samba’, em sua maioria mulheres negras que construíram a história musical e cultural da cidade, que permanece viva em cada roda, escola de samba e no próprio carnaval”, justificou a autora, vereadora Thais Ferreira (PSOL).
Ainda que merecida a homenagem a quem está ligada à origem do samba, não se contentam em resumir o nome da estação à “Parada Cidade do Samba – Tia Ciata”. pra facilitar as pessoas. Tem que ser o nome completo da sambista e mais o apelido. Imagino a histórica estação Central do Brasil – cujo nome oficial é D.Pedro II – sendo chamada no VLT de “Parada Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon”, ou a Estação Leopoldina passando a ser “Estação Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Loren de Orleans e Bragança”. Já imaginou? Quando a gravação parasse de dizer os nomes, a estação já teria ficado para trás e se estaria chegando à Praia Formosa. Falta bom-senso nessa gente!
Tinha que ser do PSOL. Todo projeto de lei dessa gentalha é pra fazer nulidades ou pra aumentar o custo pros outros. O tarcísio já tinha alterado o nome da Praça XV pra Praça do Almirante Negro Joao Candido.
Vereadora, vá trabalhar!!! Se seu salário fosse zero já seria caro demais.
A propósito: o VLT já havia homenageado a Tia Ciata, sabia?! Um dos trens deles fora batizado com o nome da dita cuja.
Comentário perfeito. Cada vez mais, estações de transporte público recebem nomes que anulam a objetividade da sua localização. As únicas coisas que esses sabem produzir são: nulidades e impedimentos ao progresso de um modo geral.