Os vereadores Thiago K. Ribeiro (MDB) e Petra (PDT) apresentaram o Projeto de Lei Nº 1562/2019, que pode ajudar a aumentar o uso de energia limpa no Rio de Janeiro. Se aprovada a proposta, estacionamentos do Rio que instalarem painéis fotovoltaicos sobre as vagas de veículos, ficarão isentos de acréscimo de pagamento do IPTU da cobrança de taxas de Mais Valia e Mais Valerá sobre as estruturas de suporte de placas fotovoltaicas como fonte de energia.

Pelo projeto os estacionamentos beneficiados pela isenção deverão não apenas gerar energia através dos painéis, mas também consumir esta energia de forma cotidiana, reduzindo o consumo da energia elétrica tradicional.

Na Justificativa do projeto, os vereadores dizem que em estacionamentos, os painéis solares podem ser facilmente acoplados às coberturas do local, ou às estruturas de suporte sobre veículos, sem atrapalhar a proteção dos veículos enquanto estiverem estacionados. Assim, o sistema fotovoltaico resguarda os bens e gera energia renovável para o empreendimento. Além da diminuição nas despesas fixas com energia elétrica no final do mês, utilizar os painéis solares em estacionamento acarreta em diversos outros benefícios. A energia solar captada pelas placas pode ser utilizada em outros serviços prestados pelo estabelecimento. Por exemplo: o carregamento da bateria de automóveis elétricos.
Os custos do serviço diminuem ainda para o estacionamento, o que, como resultado, aumenta seu lucro e reduz o tempo de retorno sobre o investimento.

E para o estacionamento, que instalarem os painéis de energia solar, pode até ter um lucro advindo da energia extra que gerarem. Para o vereador Thiago K “O objetivo principal é incentivar os estabelecimentos a utilizarem a energia mais limpa que existe. E os resultados alcançados trarão impactos na economia e, principalmente, na preservação do meio ambiente. O desenvolvimento sustentável do município passa pela utilização cada vez maior da energia solar“.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui