Estádio Nílton Santos vai ganhar arquibancada exclusiva para mulheres

O Projeto "Arquibancada Lilás" é uma iniciativa do grupo "Empoderadas" com o Botafogo. O objetivo é que o setor de acesso exclusivo ajude a reduzir os casos de assédio ao público feminino durante as partidas de futebol

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Reprodução Twitter)

O Estádio Nílton Santos, conhecido popularmente como Engenhão, vai ganhar um setor exclusivo dedicado às mulheres. A iniciativa, batizada de “Arquibancada Lilás“, é fruto de uma parceria do Programa “Empoderadas”, do Governo do RJ, com o Botafogo, clube que administra a arena, localizada na Zona Norte do Rio.

O objetivo é que o setor de acesso exclusivo ajude a reduzir os casos de assédio ao público feminino durante as partidas de futebol e possa aumentar a frequência desse público durante nas partidas.

O acordo foi firmado durante um encontro do “Empoderadas” com lideranças do Botafogo, realizado nesta terça-feira (23/11), no próprio estádio. A reunião debateu a participação das mulheres nas arenas esportivas e o combate ao assédio no futebol.

Nós também gostamos de torcer, de curtir, de gritar, de beber, mas ainda temos a insegurança de ir e vir. Por isso pensamos nesse projeto para reduzir o número de assédio nos estádios“, disse Erica.

Advertisement
21441empoderadas2411 Estádio Nílton Santos vai ganhar arquibancada exclusiva para mulheres
Foto: Divulgação Governo do Estado

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) no Dossiê Mulher 2021, somente em 2020 houve mais de 71 mil registros de ocorrência referentes à violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro. Desses casos, mais de mil são relatos de importunação sexual. Outros 153 casos são por assédio, e 203, por ato obsceno.

Durante o debate no Engenhão, a coordenadora do Empoderadas, a campeã mundial de jiu-jítsu Erica Paes, conversou com funcionárias do clube, familiares de atleta e torcedoras do Botafogo para entender suas percepções e inseguranças nas arenas e debater a criação de um setor exclusivo para mulheres dentro do estádio.

Também estiveram presentes no evento o presidente do Botafogo, Durcésio Mello, e o diretor de negócios do clube, Lênin Franco. No encontro, Mello frisou que o clube está comprometido com a pauta e que o Botafogo não vai tolerar casos de assédio dentro do estádio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estádio Nílton Santos vai ganhar arquibancada exclusiva para mulheres
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui