Estado abre inscrições para cursos de qualificação em Economia do Mar e Energia

Inscrições podem ser feitas por moradores de todo o Estado do Rio. A oferta de vagas depende da demanda de cidade conveniada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
O antigo estaleiro Caneco, comprado pelo Governo Estadual, vai se tornar o maior polo pesqueiro do país, atuando em todas as esferas da economia do mar, inclusive treinando profissionais para a área

O Governo do Estado oferece cursos gratuitos de qualificação em setores estratégicos da Energia e Economia do Mar. Com o programa Empregos Azuis – Um Mar de Oportunidades, desenvolvido pela Secretaria de Energia e Economia do Mar (Seenemar), o poder público pretende ampliar o número de profissionais que atuam nos setores naval, portuário, offshore e logístico. A expectativa é de formar mais de 12 mil trabalhadores até 2026.

O programa também pretende impulsionar parcerias com instituições públicas e empresas privadas do setor, para a contratação da mão de obra local, e, assim, reduzir custos e alancar o desenvolvimento regional.

As aulas são ministradas em parceria com as cidades de Campos, São Gonçalo, Macaé, Angra dos Reis e Casimiro de Abreu, além de instituições de ensino que oferecerão bolsas de estudo.

As inscrições podem ser feitas por moradores de todo o Estado do Rio, por meio do site da Seenemar, onde o candidato deve preencher um formulário e indicar os cursos de interesse. A oferta de vagas depende da demanda de cidade conveniada.

Entre os cursos oferecidos estão: Taifeiro, Montagem de Andaime, Movimentação de Carga, Pintura Industrial e Corrosão, Mecânico de Motor a Diesel + CBSP (Curso Básico de Segurança em Plataforma), Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas, Combate a Incêndio (CACI), Soldador, Caldeireiro, Eletricista de Embarcações e Operador de Empilhadeira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui