Estado do Rio abre mais de 50 mil vagas, entre março e abril deste ano

Entre os municípios fluminenses, a capital lidera a criação de vagas de trabalho formal. O saldo de empregos do Rio foi um dos mais altos do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Piu (Prefeitura do Rio)

Entre os meses de janeiro a abril de 2023, foram criadas 50.526 vagas de trabalho com carteira assinada no Estado do Rio de Janeiro. Somente no mês de abril foram abertos 18.114 postos de trabalho formais. No período dos últimos 12 meses, o Estado registrou um saldo de 178.005 novas vagas, colocando o Rio entre as unidades federativas que mais geraram empregos com carteira assinada, segundo pesquisa realizada pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O levantamento foi divulgado, nesta quarta-feira (31), pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O governador Cláudio Castro (PL) celebrou os resultados, ressaltando que a criação de empregos está atrelada a abertura de empresas em solo fluminense. Castro ressaltou ainda que o mercado do Rio estacada vez mais forte, atraente e competitivo.

“Esses números refletem o atual panorama econômico do Rio de Janeiro, com registros também de aumento do número de empresas aqui instaladas. Nos primeiros quatro meses do ano, ultrapassamos a marca de 22 mil novos negócios registrados no estado. Novas empresas e novos empregos são dois dos mais importantes indicadores do desenvolvimento econômico e seguimos trabalhando para tornar o mercado fluminense cada vez mais forte, diversificado e competitivo”, comentou o chefe do Executivo estadual.

De acordo com a sondagem do Novo Caged, os setores de Serviços e Comércio foram os maiores responsáveis pela alavancagem do número de contratações no Rio de Janeiro, contribuindo com 13.355 novos postos de trabalho. A capital fluminense, por sua vez, registrou o melhor saldo de criação de empregos entre os municípios fluminense, com 7.876 vagas de emprego, seguida por Niterói (1.274), Macaé (1.131), Duque de Caxias (938) e Nova Iguaçu, que gerou 715 postos de trabalho.

Advertisement

A secretária de Estado de Trabalho, Kelly Mattos, enfatizou que as políticas de crescimento econômico elaboradas pela atual equipe fluminense, focadas na melhoria na qualidade de vida da população, foram determinantes para os resultados alcançados.

“Os resultados positivos divulgados pelo Novo Caged confirmam a recuperação da economia do nosso estado, pois não há geração de postos de trabalho sem crescimento econômico. O Rio de Janeiro permanece em lugar de destaque no ranking nacional de empregos, fruto das políticas orientadas para proporcionar uma melhor qualidade de vida à população”, disse a secretária.

No recorte por gênero, os homens ocuparam 65% das vagas, no mês de abril. Os jovens, entre 18 e 24 anos, tiveram a preferência na hora da contratação, bem como os trabalhadores com ensino médio completo.

Outro dado importante, a variação do estoque de vagas existentes no Estado, também analisado na sondagem, mostrou que Rio de Janeiro atingiu uma variação positiva de 0,53%, em abril, contra 0,42% nacional.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do Rio abre mais de 50 mil vagas, entre março e abril deste ano
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui