Estado do Rio de Janeiro terá novo plano de recuperação fiscal

A Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro afirmou que já está preparada para encaminhar o pedido de adesão assim que lei for regulamentada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Carlos Magno

Nesta quarta-feira (14/01), o Estado do Rio de Janeiro inicia uma nova etapa rumo ao equilíbrio fiscal a partir da Lei Complementar 178/21, sancionada pelo Governo Federal e publicada no Diário Oficial da União. A legislação, entre diversas novidades, traz o novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que será um instrumento fundamental para o Estado do Rio, que enfrenta dificuldades financeiras.

Um dos principais benefícios da nova lei é a suspensão do pagamento de dívidas com a União. Inicialmente, nos primeiros 12 meses, a suspensão é integral e, após esse período, a retomada será de forma escalonada, durante nove anos. Em paralelo, o Governo Estadual terá que adotar uma série de medidas para aumentar a receita e reduzir as despesas.

Trabalhamos muito nos últimos meses pela sanção do então PLP 101/20. O Congresso Nacional teve a sensibilidade de aprovar, já em 2020, um instrumento que será imprescindível para o equilíbrio fiscal de estados e municípios. A partir da sanção pelo presidente, vamos ter ferramentas para trabalhar de forma estruturada rumo ao ajuste fiscal. Não será um processo rápido, mas temos o início de um novo momento para a gestão financeira do estado“, afirmou o governador em exercício, Claudio Castro.

A adesão ao novo RRF não é imediata. A partir da sanção presidencial, é preciso aguardar a regulamentação da lei por meio de decreto, que está sendo elaborado pelo Ministério da Economia. O pedido de adesão ao novo RRF deve ser encaminhado pelos estados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que analisará o pleito por meio de indicadores previamente determinados na lei. A Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro já está preparada para encaminhar o pedido de adesão assim que a lei for regulamentada.

Advertisement

A norma sancionada nesta quinta-feira prevê que o novo Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal seja construído em até um ano. Esse novo plano já está sendo elaborado pela equipe econômica do Estado do Rio de Janeiro com a participação do Conselho de Especialistas do RRF, formado pelos economistas Raul Velloso, Fernando Rezende, Mauro Osório e Luiz Roberto Cunha. Criado em novembro do ano passado, o grupo vai apresentar propostas nas áreas de Previdência, Reestruturação Tributária e Desenvolvimento Econômico do estado.

A Lei exigirá dos estados um importante esforço fiscal, uma vez que será obrigatória a adoção de uma série de medidas para efetiva adesão ao novo RRF. Entre os principais temas estão a Reforma da Previdência, a Reforma Administrativa, a implementação de um novo teto de gastos e a redução de benefícios fiscais.

O secretário de Estado de Fazenda, Guilherme Mercês, destaca que, sem o novo regime, seria inviável iniciar a retomada do pagamento da dívida. O titular da pasta ressaltou que 2021 será o ano de reformas estruturais do estado.

Os próximos anos serão desafiadores. Todas as despesas são muito rígidas e é necessário reduzir os gastos no futuro para conseguir equilibrar as contas a médio e longo prazos. É importante diminuir o pagamento da dívida agora e ir aumentando aos poucos, para que haja tempo para que as reformas tenham efeito“, explicou Mercês.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do Rio de Janeiro terá novo plano de recuperação fiscal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui