Estado do Rio ganha política voltada para o Turismo

A Lei tem o objetivo de promover o setor turístico nos municípios fluminenses e contribuir com o desenvolvimento econômico, social e sustentável

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pontal do Recreio com o Terreirão • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Na última quinta-feira, (25/08), o Rio de Janeiro ganhou a criação da Política Estadual de Turismo. Prevista na Lei 9811/22, de autoria do Poder Executivo, a iniciativa consolida estratégias para o planejamento e promoção do setor turístico nos municípios fluminenses, contribuindo para fomentar uma vocação natural do Estado. A nova política busca ainda divulgar o setor como fator de desenvolvimento econômico, social e sustentável.

A lei já foi publicada no Diário Oficial do Rio.

Com parâmetros que consideram a cultura de cada região e a preservação ambiental, a Política Estadual de Turismo tem entre os seus diversos objetivos colaborar para a melhora da qualidade de vida da população, a inclusão social e a redução das desigualdades sociais e econômicas, por meio da geração de emprego, trabalho e renda. Também são algumas das finalidades o incentivo ao desenvolvimento de estudos de oferta e demanda turística nas cidades e regiões e elaboração de planos municipais de turismo.

O Governo quer impulsionar o setor e garante a gestão de recursos voltados à atividade turística.  A política contará ainda com o Sistema Estadual de Turismo, formado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e diversos órgãos, com o intuito de promover o desenvolvimento do setor de forma sustentável.

Advertisement

Prevê ainda um centro de pesquisas para monitorar a atividade turística em solo fluminense por meio do Observatório do Turismo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do Rio ganha política voltada para o Turismo
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto não criar Politicas Públicas pra garantir remuneração adequada principalmente os Bacharéis de Turismo que são os principais profissionais do setor e criar um Plano Nacional de Hotelaria o setor não ganhará avanços. O MTUR qualificou os atores pra desenvolver a Regionalização até hoje não foram ser enquadrados numa remuneração pelos Estados.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui