Estado do Rio passa a ter dia estadual de conscientização contra o racismo religioso

A lei que cria a data comemorativa foi sancionada pelo governador em exercício nesta quarta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Agência Brasil

O governador em exercício, Cláudio Castro (PSC) sancionou nesta quarta-feira a lei que cria o Dia Estadual de Conscientização Contra o Racismo Religioso – chamado Dia Joãozinho da Goméia. A data foi incluída no calendário oficial e será celebrado, anualmente, no dia 27 de março.

A data comemorativa foi criada pela Lei 9.259/21 e publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (28/04). O objetivo é fomentar a conscientização e a sensibilização sobre a tolerância e a diversidade religiosa.

De acordo com a autora da medida, a deputada Mônica Francisco (PSOL), a data é de grande relevância diante do aumento da discriminação racial.

“A criação da data e o estabelecimento de políticas públicas ganha relevância diante dos alarmantes dados sobre discriminação religiosa no Brasil e, especialmente, no Rio de Janeiro. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram recebidas 506 denúncias através do Disque 100 ao longo de 2018, vitimando especialmente os segmentos da Umbanda (72), Candomblé (47), Testemunhas de Jeová (31), Matriz Africana (28) e segmentos Evangélicos (23)”, explicou Mônica.

Advertisement

A lei foi aprovada com vetos. Foram vetados pelo governador em exercício os artigos 4º, 5º, 6º e 7º, que estabeleciam a criação e a organização de campanhas pelo Poder Executivo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do Rio passa a ter dia estadual de conscientização contra o racismo religioso
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Lei discriminatória e racista seus autores e aqueles que votaram por sua aprovação e quem sancionou.
    Protege quem é de seguimento religioso como se aqueles não religiosos, não religiosos, não crentes, agnósticos e ateus não sofressem qualquer discriminação.
    Eu mesmo já vivo sofrendo por ser ateu budista.

  2. Kkkkkkkkk racismo religioso!!!PQP!!!
    Eita falta do q fazer!!!
    Vai trabalhar malandra!!!Bancamos essa escória pra isso?Segundo caso de falta do q fazer do dia!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui