Estado do Rio poderá ter o Dia do combate à Gordofobia

Projeto de Lei, do deputado Átila Nunes ( MDB), prevê ações de conscientização e combate ao preconceito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ilustração: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O dia 10 de setembro poderá ser instituído no estado Rio de Janeiro como o Dia da Conscientização e Combate à Gordofobia. Segundo o Projeto de Lei apresentado pelo deputado Átila Nunes (MDB), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), anualmente, nessa data, o estado deverá promover campanhas na mídia, além de ações como caminhadas, palestras, simpósios e distribuição de informativos durante todo o mês de setembro.

O objetivo é reduzir os casos de preconceito contra pessoas com excesso de peso, condição que atinge mais de 60% dos brasileiros. De acordo com Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE em 2020, 60,3% dos brasileiros com 18 anos ou mais – o que correspondia a 96 milhões de pessoas – estavam acima do peso em 2019. O estudo também mostrou que a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais no País passou de 12,2% para 26,8% entre 2003 e 2019.

“A gordofobia causa danos psicológicos aos que sofrem a discriminação nas escolas, universidades, empresas e outros ambientes públicos. O bullying começa ainda na infância e acompanha as pessoas acima do peso até a fase adulta. São olhares e comentários desagradáveis como ‘seu rosto é tão lindo, por que você não emagrece?’, além da falta de representatividade em produções das mais diversas áreas. É dever do poder público incentivar ações para inibir comportamentos preconceituosos”, afirmou o deputado Átila Nunes.

O parlamentar acrescenta que a definição de um calendário para realizar ações de consciêntização é um primeiro passo para incentivar a discussão de um problema, que tem feito inúmeras vítimas no Estado. “Os efeitos da discriminação podem ser invisíveis, mas deixam marcas para toda a vida. Não podemos mais normalizar a prática da gordofobia. Precisamos combater a discriminação e garantir o respeito à diversidade e o acesso às oportunidades para todos”, concluiu o deputado.

Advertisement

Os danos psicológicos sofridos por quem é alvo da gordofobia se somam aos obstáculos impostos pelo mercado de trabalho. Uma pesquisa da Catho, empresa que funciona como um classificado online de currículos e vagas, em 2005, identificou que 65% dos executivos tinham alguma restrição na hora de contratar pessoas acima do peso para suas empresas, além de pagarem melhor para pessoas magras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do Rio poderá ter o Dia do combate à Gordofobia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui