Estado do Rio tem o menor número de roubos de rua desde o ano de 2005

No mês de fevereiro deste ano, o Rio apresentou uma redução de 28% nos roubos de rua. Os dados são do Instituto de Segurança Pública

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Rafael Campos

No mês de fevereiro deste ano, o Rio apresentou uma redução de 28% nos roubos de rua, somando 4.518 registros, contra 6.272 no mesmo período de 2021. Esse é o menor índice para o mês de fevereiro desde o ano de 2005. Os dados foram divulgados pelo Estado do, nesta sexta-feira e tem como base, levantamento realizado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP)

A queda dos roubos de veículos é outro destaque. Foram 1.771 casos, o que representa uma diminuição de 18%, quando comparado com o mesmo período de 2021. Os roubos de carga também caíram em fevereiro: 4%. Os números foram divulgados, nesta sexta-feira (18/03), pelo ISP (Instituto de Segurança Pública). Para o governador Claudio Castro (PL), os dados são reflexo dos investimentos em segurança pública.

Temos investido na segurança pública, com o reforço no policiamento, por meio dos programas Segurança Presente e Bairro Presente, e a valorização dos policiais, por meio de reajustes. Também estamos trabalhando para aperfeiçoar cada vez mais a área de inteligência, e os resultados são importantes prisões e apreensões. Nossa meta continua a mesma: avançar cada vez mais e garantir a segurança do cidadão fluminense”, afirmou Castro.

A letalidade violenta – que inclui homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do Estado – diminuiu 12%, o menor número para o mês de fevereiro desde 1991, quando começou a série histórica do ISP.

Na análise do bimestre, os homicídios dolosos registraram o menor acumulado desde 1991. Foram 504 casos neste ano, contra 614 no mesmo período do ano passado. As mortes por intervenção de agente do Estado também recuaram 34% nos dois primeiros meses do ano.

A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, explica que a redução dos índices é uma resposta positiva do trabalho integrado das polícias Civil e Militar.

Cada mês que passa os crimes no estado estão apresentando reduções significativas. A integração entre as polícias Civil e Militar é responsável por esses resultados positivos”, disse Marcela.

Confira os principais indicadores:

– Homicídio doloso: foram 504 vítimas nos dois primeiros meses do ano de 2022 e 253 em fevereiro. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 18%, em relação ao acumulado do ano, e aumento de 3% em comparado ao mês.

– Crimes violentos letais intencionais (homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte): foram 518 vítimas nos dois primeiros meses do ano de 2022 e 259 em fevereiro. Estes foram os menores valores para o mês e para o acumulado desde 1999. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 20% em relação ao acumulado do ano e redução de 1% em comparação ao mês.

– Morte por intervenção de agente do Estado: foram 195 mortes nos dois primeiros meses do ano de 2022 e 102 em fevereiro. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 34% em relação ao acumulado do ano e de 31% em comparação ao mês.

 – Roubo de carga: foram 712 casos nos dois primeiros meses do ano de 2022 e 336 em fevereiro. Este foi o menor valor para o mês desde 2013 e para o acumulado desde 2014. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de dois roubos em relação ao acumulado do ano e redução de 4% em comparação ao mês.

– Roubo de rua (roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo): foram 9.331 casos nos dois primeiros meses do ano de 2022 e 4.518 em fevereiro. Este foi o menor valor para o mês desde 2005 e para o acumulado desde 2017. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 27% em relação ao acumulado do ano e redução de 28% em relação ao mês.

– Roubo de veículo: foram 3.630 casos nos dois primeiros meses do ano de 2022 e 1.771 em fevereiro. Este foi o menor valor para o mês desde 2012 e para o acumulado desde 2013. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 19% em relação ao acumulado do ano e redução de 18% em relação ao mês.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias do Estado do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do Rio tem o menor número de roubos de rua desde o ano de 2005
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

2 COMENTÁRIOS

  1. É notícia só pode ser deboche, é inacreditável as autoridades tentar tapar os olhos da sociedade com números manipulados como se quem anda pelas ruas do Rio de Janeiro não percebesse o abandono do estado na área de segurança pública, em que peze todo o esforço das polícias.

  2. Hoje, dia 19/03/2022, por volta das 06:20/30 dois bandidos assaltaram várias pessoas na Voluntarias da Pátria, na altura do supermercado Mundial: foi uma correria e os vagabundos estavam com tornozeleiras: vamos agradecer a Justiça deste país!!!. Os coitadinhos com arma na mão levaram o pânico aos trabalhadores que estavam saindo ou chegando em Botafogo. Segundo relatos de uma senhora: “eles vieram assaltando desde a estação de metrô”. A que nível chegamos!…
    Não apareceu um policial ou patrulha: os vermes estavam livres, leves e soltos!!!… E o povo honesto e trabalhador passando por esta situação desgraça!.
    A hora que a população, seguindo todos os critérios, poder ser armada: isto acaba!.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui