Estado do Rio teve 36 mortes por influenza em 2021

Os dados atualizados são da Secretaria de Estado de Saúde e representa praticamente metade de falecimentos pela doença em 2019

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Guito Moreto

O estado do Rio de Janeiro somou 36 mortes por influenza e outros 362 casos confirmados do vírus. Os dados atualizados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que aponta a prevalência dos tipos H1N1, H3N2, Tipo A (não subtipado) e Influenza B. Esse índice representa quase metade dos números de falecimento pelo mesmo motivo do ano de 2019.

Entre o fim de mês de novembro e o início de dezembro, os números absolutos de óbitos de 2021 são menores do que os de 2019. A capital do Rio e outros municípios da Região Metropolitana foram classificados pelas secretarias locais com uma ‘epidemia’ de gripe. Em 2020, o estado do Rio registrou 47 casos e seis mortes por influenza.

De acordo com SES, a comparação mais próxima da realidade deve ser feita entre 2021 e 2019, devido à “atipicidade” de 2020, quando houve um considerável aumento de Síndrome Respiratória Agude Grave (SRAG) por covid-19, em que os sintomas são semelhantes aos da gripe. Mas os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde mostram que o número de mortes em 2021 é menor do que 2019, quando ocorreram 214 casos e 69 óbitos.

O alerta em relação ao aumento de casos de gripe ocorreu no fim de novembro, quando houve um grande aumento dos casos de influenza na cidade do Rio e espalhou-se por outros municípios como Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do Rio teve 36 mortes por influenza em 2021
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui