Estado do RJ mantém baixo risco de transmissão da Covid

Nova edição do Mapa de Risco de Covic-19 mostra que o Rio de Janeiro teve 27% de redução no número de óbitos provocados pelo vírus.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A 41ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (30/7) pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que o estado do Rio de Janeiro teve 27% de redução no número de óbitos provocados pelo vírus. As internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 18% na comparação entre as semanas epidemiológicas 28 (de 11 a 17 de julho) com a 26 (27 de junho a 03 de julho) de 2021; e as taxas de ocupação de leitos no estado estão em patamares estáveis: 56% para leitos de UTI e 38% para leitos de enfermaria. Com os indicadores reduzidos, o estado segue – pela terceira semana consecutiva – com a classificação de bandeira amarela, ou seja, de baixo risco de contrair a doença.

Apesar de um bom resultado neste levantamento técnico, é importante que todos mantenham os cuidados já conhecidos, como distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel. Com o avanço da vacinação, conseguiremos minimizar os impactos causados pela Covid – analisa o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Das nove regiões do estado, sete estão em bandeira amarela. Apenas a Metropolitana I e a Noroeste permanecem com bandeira laranja (risco moderado de transmissão). As demais — Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea, Norte, Centro-Sul, Baía da Ilha Grande e Metropolitana II — estão com bandeira amarela.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Advertisement

Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

Em seis meses de vacinação, o estado do Rio ultrapassou a marca de 10 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Mais de 50% da população adulta do estado já recebeu a primeira dose contra o coronavírus e pouco mais de 20% receberam a segunda dose ou a dose única.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do RJ mantém baixo risco de transmissão da Covid
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui