Estado do RJ tem a maior taxa de mortalidade por Covid-19 em todo o Brasil

Segundo dados da Fiocruz, são 131 óbitos a cada 100 mil habitantes no RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio Aglomeração em rua famosa do Leblon - Foto: Reprodução

De acordo com um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Rio de Janeiro tem a maior taxa de mortalidade por Covid-19 em todo o Brasil, com uma proporção de 131 óbitos a cada 100 mil habitantes. Vale ressaltar que, até esta quinta-feira (03/12), 22.394 pessoas perderam a vida devido à doença no estado.

O estado de São Paulo, por exemplo, que em números absolutos tem mais falecimentos que o RJ, possui 91 mortes por 100 mil habitantes. Já a média nacional é de 80 óbitos a cada 100 mil brasileiros.

Na última quarta-feira (02/12), a Fiocruz já havia alertado que o sistema de saúde no município do Rio estava próximo de entrar de colapso, com a possibilidade real de um quadro muito preocupante de desassistência geral, por causa do aumento de casos da Covid-19.

A desassistência é, de acordo com a fundação, um dos principais motivos para a alta taxa de mortalidade. O estudo da Fiocruz aponta falta de acesso aos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). De todos os óbitos causados pela Covid-19 no RJ, 27% aconteceram antes da pessoa infectada chegar ao CTI.

Advertisement

”Nós contabilizamos 28 mil pessoas que morreram em excesso. No Rio morrem cerca de 5 mil por mês. De março para cá, morreram a mais 28 mil pessoas. Ainda sobram nessa conta 15 mil que morreram por falta de assistência. Número muito grande”, diz Christovam Barcellos, sanitarista da Fiocruz e coordenador do MonitoraCovid-19.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do RJ tem a maior taxa de mortalidade por Covid-19 em todo o Brasil
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Não é falta de testagem não, é falta de senso da própria população que infelizmente relaxaram diante da pandemia , não podemos culpar somente o governo , vamos culpar a aqueles que não conseguem se segurar dentro de casa tem que ficar enfiado em bares finais de semana e sai transmitindo essa merda pra todos que estão por perto , e por fim o vírus só cresce ?????

  2. Mas também há falta de testagem…
    Tenho vários conhecidos que foram afastados com sintomas leves.
    Desses, poucos têm planos de saúde.
    Não conheço nenhum que fez teste no serviço público de saúde.
    Um ou outro pagou do próprio bolso o teste.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui