Estado e município assumem compromissos para reduzir impacto das chuvas em Petrópolis

Após dois temporais ocorridos no dia 15/02 e no último domingo (20/03), mais de 200 pessoas morreram e centenas ficaram desabrigadas na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta quinta-feira (24/03), aconteceu uma audiência na 4ª Vara Cível de Petrópolis em que representantes do governo do estado e da prefeitura de Petrópolis assumiram o compromisso de adotarem medidas concretas para reduzir o impacto das chuvas fortes no município. Após dois temporais ocorridos no dia 15/02 e no último domingo (20/03), mais de 200 pessoas morreram e centenas ficaram desabrigadas na cidade.

De acordo com o compromisso assumido pelos gestores públicos perante o Juízo, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciará, imediatamente, um projeto de dragagem de rios, e começará a fazer um projeto para adequar a macrodrenagem dos rios Quitandinha, Piabanha e Palatinato. O governo do estado comprometeu-se a reparar integralmente o túnel extravasor do rio Palatinato, além de realizar o enxerto nas áreas que cederam na rua do Túnel, ambas obras de caráter emergencial. A prefeitura realizará a limpeza das galerias dos rios e bocas de lobo e fará atividades de educação ambiental junto à população. Também está prevista a implementação de um programa de coleta seletiva de lixo.

Uma das representantes do MPRJ na audiência, a promotora de Justiça Zilda Januzzi, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, considerou a audiência positiva mas lembrou que o poder público deve se comprometer com prazos para a execução das ações.  

Apesar do resultado da audiência ter sido positivo, com três matrizes de responsabilidade assumidas, a limpeza das galerias dos rios e bocas de lobo, por exemplo, é uma ação que já deveria estar sendo realizada pela prefeitura. Agora, estamos aguardando a decisão do Juízo pois pedimos também a fixação de prazos para o cumprimento dessas obrigações”, destacou Zilda Januzzi.

Advertisement

Também presente à audiência, o coordenador do Grupo Temático Temporário para Garantia de Segurança Hídrica (GTT Segurança Hídrica/MPRJ), promotor de Justiça José Alexandre Maximino, destacou a presença na audiência dos professores Adacto Ottoni, da UERJ, Andrews Lucena e Heitor Soares de Farias, da UFRRJ, e da integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e Sub-Bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto, Rafaela Fachetti, todos convidados pelo MPRJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado e município assumem compromissos para reduzir impacto das chuvas em Petrópolis
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. CHUVA TORRENCIAL EM PETRÓPOLIS.

    Estes prefeitos totalmente incompetentes e irresponsáveis de Petrópolis permitiram, ao longo de muitas décadas, a incontrolável derrubada das florestas locais para a construção de barracos, e têm sido totalmente coniventes com a favelização galopante da cidade…

    E agora ninguém sabe dizer o porquê desta tragédia, nem mesmo os moradores destes locais – também totalmente irresponsáveis por construírem suas casas em área de mata, sem qualquer infraestrutura que suporte tais construções.

    Qualquer leigo em construção está farto de saber que estes locais não são adequados para a construção de barracos, que na primeira grande chuva eles virão abaixo !

    Estas escolhas erradas e esta permissividade quanto à favelização de Petrópolis é de uma irresponsabilidade sem nome !!!

    Estão conseguindo transformar a outrora belíssima Cidade Imperial num chiqueiro a céu aberto…

    Enquanto isso, cidades em estados com bons administradores e gente responsável atuando em prol de benesses por elas, como Gramado (RS), Canela (RS), Campos do Jordão (SP), Domingos Martins (ES) – estas cidades florescem e vicejam, atraindo milhares de turistas por ano e faturando uma nota preta com isso.

    E nós aqui no estado do Rio de Janeiro permanecemos eternamente comendo moscas, estacionados na Idade da Pedra Lascada, sempre nas mãos destes políticos cariocas incompetentes, corruptos, embusteiros e quadrilheiros, que só se preocupam em dilapidar os cofres da cidade – e o povo é que se lixe…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui