Arrematado em um leilão pelo Governo do Estado em março deste ano, o Estaleiro Caneco, no Caju, Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro, será revitalizado para virar um polo náutico e de pesca.
“Vai ser um dos maiores do mundo. Estamos na década dos oceanos e o Rio de Janeiro, que tem uma costa enorme, aproveita muito mal isso. Cuidamos muito mal dessa parte do estado. O mar tem muita riqueza e vamos aproveitar isso. Esse projeto no Estaleiro do Caneco é um deles”, afirma Carlos Favoreto, presidente do conselho benemérito da Fundação São Francisco de Assis, responsável pelas ações de sustentabilidade do plano de desenvolvimento do Governo do Estado.
Em março deste ano, o Governo do Rio arrematou por R$ 96 milhões a área do Estaleiro. O leilão foi fechado por 50% do valor inicial proposto, de R$ 192 milhões.
Com 135 mil metros quadrados, o Estaleiro Caneco foi fundado em 1886 e foi um dos principais do país desde o início da indústria de construção naval. O espaço tinha capacidade para construir navios de até 2.500 toneladas e ainda contava com uma ponte rolante com capacidade para levantar até 5.000 toneladas.
Com inteligência e uma boa administração, certamente será algo inovador para nosso estado, parabéns pelo belo empreendimento!