O Programa Bolsa Atleta RJ, que teve recorde de contemplados em 2023, abre inscrições nesta quarta-feira (03/07). O maior programa de transferência direta de recursos do Governo do Rio para apoiar o desporto fluminense é coordenado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e chega à terceira edição contemplando atletas de diferentes categorias, da base ao olímpico.
O acesso ao programa é feito por meio de edital de seleção pública e para se inscrever, basta acessar o site www.rj.gov.br/servico/bolsaatletarj18 até o dia 22 de julho. Os resultados preliminares serão divulgados dia 30/07. Para concorrer, o atleta deve apresentar resultados esportivos compatíveis com a categoria pleiteada, bem como toda a documentação exigida no edital (acessível em www.rj.gov.br/esporte/bolsa-atleta-rj).
Em relação às inscrições, atenção para o atleta que conquistou medalha na última edição dos Jogos Olímpicos, Paralímpicos, Surdolimpíadas ou Pan-Americanos: nestes casos, a renovação da bolsa pode ser automática, devendo o atleta apenas comprovar que se encontra em plena atividade esportiva em 2024 até a abertura do processo seletivo.
A distribuição das bolsas por categoria segue as determinações do edital. Do total de 600 vagas ofertadas, 46 serão destinadas a atletas da categoria Internacional A; 70 para atletas da Internacional B, 240 da Nacional A, 220 para a Nacional B e 24 bolsas para atletas das categorias olímpicas, paralímpicas e surdolímpicas. O programa tem duração de 12 meses e prevê duas prestações de contas ao longo do período.
Bolsa Atleta RJ nas Olimpíadas de Paris
Com foco no fortalecimento da base do desporto fluminense, o Bolsa Atleta RJ também atende desportistas de alto rendimento e olímpicos. Este ano, quatro deles vão representar o Rio de Janeiro nas Olimpíadas de Paris 2024: Ygor Coelho, do Badminton, Marcus D’Almeida, atual número 1 do mundo no Tiro com Arco, Rafaela Silva, no Judô e Guilherme Caribé, na Natação.
O Programa Bolsa Atleta RJ é um programa de natureza continuada, que busca proporcionar condições básicas para que os atletas se dediquem ao que mais importa: treinos e competições nacionais e internacionais. Em 2023, o programa registrou um crescimento de 67% no total de atletas atendidos pelo Governo do Estado. Foram 783 inscritos e 558 atletas classificados de acordo com as regras do edital.