Elevado do Joá precisa ser interditado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Elevado do JoáNos últimos dias tomou corpo um movimento que eu apoio, a interdição do Viaduto do Joá. Pela foto ao lado acho que nem preciso dizer o porquê, simplesmente o viaduto que liga a Barra à Zona Sul (e o contrário também, engraçadinhos) está se desfazendo. Conheço gente que simplesmente não usa mais ele e ando pensando no mesmo.

O pessoal do Meu Rio já iniciou a sua pressão, as últimas funcionaram (Aldeia Maracanã e Escola Municipal Frienderich) e a pela interdição do Joá precisa ter mais gente pressionando (vai lá é fácil). Apesar das medidas tomadas pela Prefeitura do Rio, como tirar os caminhões e diminuir a velocidade máxima no elevado, essas medidas não são suficientes para impedir que a estrutura desmorone. Diversos engenheiros já afirmaram que a estrutura está condenada e representa um risco para todos que passam por ali.

O Jan do Caos Carioca também falou hoje sobre o elevado e o recálculo das obras paliativas dos R$ 7 milhões de dezembro para R$ 70 milhões hoje. Mais fácil construir um novo, do que gastar todo esse valor, no que Jan chama de uma gambiarra, que é a instalação de vigas de aço debaixo dos deques das pistas, e essas vigas apoiadas em estruturas que serão adicionadas nos pórticos e pilares atuais. Jan continua:

Advertisement

Paralelamente a prefeitura pretende a construção de um novo elevado e dois novos tuneis que adicionem mais duas pistas à via que vive saturada e abandonou a ideia de uma ciclovia entre a Barra e São Conrado (afinal de contas mobilidade verde somente é importante nos planos de marketing da prefeitura, e não no planejamento de transporte).

A interdição vai gerar um grande, enorme, gigantesco problema para todos os cariocas. O trânsito que já é péssimo, vai ficar insustentável. Mas aqui vai uma questão muito mais séria, não está na hora de repensar o transporte no Rio de Janeiro? Se for fazer um novo viaduto, por que não com um espaço dedicado a um VLT???? Seria o primeiro passo para diminuir o uso do transporte rodoviário em nossa cidade.

Mas, enquanto isso, Eduardo Paes prefere derrubar a Perimetral por razões estéticas… vai entender.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Elevado do Joá precisa ser interditado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui