Estudantes cariocas vencem JA Startup com projeto de inteligência artificial para agricultores

Solução sustentável foi premiada em competição nacional e levará jovens ao Vale do Silício

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Um grupo de estudantes do Rio de Janeiro conquistou o primeiro lugar na JA Startup 2024, competição promovida pela Junior Achievement Brasil (JA) e pela StartSe. O projeto vencedor, chamado “Gaia”, utiliza inteligência artificial para oferecer soluções sustentáveis a pequenos agricultores, fortalecendo a bioeconomia e promovendo práticas agrícolas eficientes.

O projeto vencedor

O “Gaia” é um sistema de inteligência artificial acessível via WhatsApp, desenvolvido pelos estudantes Wellington Moura (28), de Anchieta, Zona Norte do Rio; Arthur Miranda Lacerda (21), de Bangu, Zona Oeste; ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Darlan Gabriel Leite Silva (27), de Estância Velha, no Rio Grande do Sul.

O sistema oferece:

  • Monitoramento em tempo real de dados agrícolas.
  • Recomendações personalizadas para melhorar a produtividade de forma sustentável.
  • Uso de dados via satélite para profissionalizar pequenos agricultores.

O modelo de negócios é baseado em assinaturas mensais, com uma versão gratuita limitada, e busca expandir seu alcance por meio de parcerias estratégicas e programas de recomendação.

Reconhecimento e premiação

A premiação aconteceu durante o Silicon Valley Web Conference (SVWC), maior evento de inovação da América Latina. Os estudantes receberam:

  • R$ 10 mil em prêmios.
  • Mentorias com especialistas para desenvolvimento do projeto.
  • Passagens aéreas para dois integrantes participarem de uma imersão no Vale do Silício, nos Estados Unidos, promovida pela StartSe.

Foco em soluções climáticas

Em sua quinta edição, o programa JA Startup teve como tema central os desafios climáticos e ambientais, incentivando ideias inovadoras para problemas globais.

“Essa conquista mostra como a educação empreendedora pode transformar ideias inovadoras em soluções concretas para desafios globais. Com apoio e direcionamento certos, os jovens podem liderar mudanças significativas”, afirmou Pedro Englert, presidente do conselho diretor da JA Brasil e sócio da StartSe.

Sobre o programa JA Startup

Criado em 2019, o JA Startup mobiliza e premia startups que apresentam soluções inovadoras para questões sociais e ambientais. A competição já impactou milhares de jovens empreendedores, incentivando-os a desenvolver projetos com impacto positivo na sociedade.

Junior Achievement no Brasil

Com mais de 100 anos de história, a Junior Achievement é uma das maiores organizações sociais do mundo, presente em mais de 100 países. No Brasil há quatro décadas, a JA já alcançou mais de 6 milhões de jovens, oferecendo experiências práticas de aprendizado em empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho, com o apoio de mais de 200 mil voluntários.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui