Estudantes da Firjan SENAI Caxias conquistam prata em competição nacional de tecnologia

Projeto "Safemove" cria aplicativo para auxiliar pessoas com deficiência visual e garante o segundo lugar na Maratona Tech.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Alunos da Escola Firjan SENAI SESI Caxias conquistaram a medalha de prata na Maratona Tech, a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil. A equipe, formada por cinco estudantes do curso Técnico em Automação, desenvolveu o “Safemove”, um aplicativo que promove a acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Tecnologia a favor da inclusão:

O aplicativo “Safemove” utiliza recursos de geolocalização, sinalização visual e sonora e uma assistente virtual para auxiliar pessoas com deficiência visual a se locomoverem com segurança em ambientes urbanos. O aplicativo também pode ser instalado em smartwatches.

Desafio e reconhecimento:

Os estudantes participaram de diversas etapas classificatórias, chegando à final da competição com outras 100 escolas de todo o país. O projeto “Safemove” garantiu a medalha de prata para a Escola Firjan SENAI Caxias, um reconhecimento ao trabalho e à criatividade dos alunos.

“Foi uma experiência muito bacana. É a primeira vez que participamos da maratona. Os alunos são constantemente incentivados a participarem do programa de desenvolvimento de projetos integradores para solucionar problema com o uso da tecnologia e para esse projeto, eles pesquisaram uma demanda real de acessibilidade e mobilidade das pessoas com deficiência”, destacou o instrutor Bryan Cupello.

Do projeto à premiação:

Na primeira fase da competição, 65 alunos do Novo Ensino Médio (NEM) em Automação e TI participaram do desafio. Os alunos Ester Marcia Ramos dos Santos, Júlia Alves Ferreira dos Santos, Maria Eduarda Santiago do Nascimento, Matheus Rodrigues Ferreira da Silva e Thiago Magalhães Patrício de Lima formaram a equipe vencedora da primeira fase e conquistaram a medalha de prata na etapa final.

Outros prêmios:

O projeto “Safemove” também foi premiado na HackAÇU, uma maratona de inovação promovida pelo Porto do Açu.

Incentivo à inovação:

A participação em competições como a Maratona Tech e a HackAÇU faz parte do cronograma da Escola Firjan SENAI Caxias, que incentiva os alunos a aplicar seus conhecimentos em soluções para a sociedade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui