Estudantes do curso de engenharia de petróleo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conquistaram o bicampeonato do Petrobowl Championship nesta segunda-feira (23), durante uma competição mundial realizada em Nova Orleans, nos Estados Unidos. O campeonato é organizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE), uma das maiores organizações globais do setor de óleo e gás.
A disputa reuniu estudantes de 32 países, com a equipe da Escola Politécnica da UFRJ sendo a única representante brasileira. O time, formado por Bruno de Almeida Leite, Gilles Garcia Dias, Matheus Bernadaro Dutra, Karina Policarpo dos Santos e Yan Nascimento Furtado, venceu a final contra os concorrentes da Indonésia, garantindo o prêmio de US$ 5 mil (cerca de R$ 27 mil).
Sobre o Petrobowl Championship
Criado em 2002, o Petrobowl Championship se tornou uma competição global em 2014 e envolve perguntas técnicas e não técnicas relacionadas à indústria do petróleo, em um formato de quiz com respostas rápidas. Esta é a segunda vitória da UFRJ no campeonato, que também levou o título em 2016, na edição disputada em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
Das dez edições globais realizadas desde 2015, quatro foram vencidas pela University of Oklahoma (EUA), quatro pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e duas pela UFRJ.