Estudantes de escola estadual da Baixada Fluminense são premiados em simulação da ONU no Model United Nations

Alunos do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade - Intercultural Brasil-Estados Unidos, de Nova Iguaçu, destacam-se em evento internacional e conquistam prêmios de melhor delegação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Dez estudantes do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos, de Nova Iguaçu, representaram a rede estadual de ensino com excelência no Model United Nations (Jovem ONU), evento realizado em inglês nos dias 18 e 19 de outubro no Polo Educacional Sesc. A delegação foi premiada em várias categorias, incluindo melhor delegação e melhor redação de documentos, sendo a única representante da rede estadual na simulação.

Isaac Moreira, aluno da 2ª série do Ensino Médio e medalhista de ouro, enfatizou a importância do evento: “Esse tipo de ação é muito importante, porque desenvolve a capacidade de debate, o conhecimento sobre política externa e geopolítica, essenciais nos dias de hoje. Mesmo sendo da Baixada, mostramos que podemos fazer a diferença”. A competição desafiou os estudantes a representarem a Turquia em um debate sobre segurança internacional, abordando temas como a crise na Crimeia e a epidemia de ebola na África, com foco em soluções pacíficas para conflitos globais.

Maria Victória Nobre dos Santos, estudante da 3ª série do Ensino Médio e medalhista de ouro em melhor delegação e melhor traje, compartilhou sua satisfação com a experiência: “Foi uma grande oportunidade para nós, jovens da Baixada. Esse resultado foi realmente uma grande surpresa e uma experiência inesquecível”.

Sob a orientação dos professores Jéssica Batista (Inglês) e Jônatan de Oliveira (História), os alunos participaram da simulação ao lado de estudantes de Relações Internacionais e do Ensino Médio de várias partes do país. “Atividades como esta são fundamentais para motivar os alunos a buscar experiências novas e desafiadoras fora da sala de aula,” afirmou o professor Jônatan, expressando orgulho pelo desempenho dos alunos.

Destaque e Valorização da Rede Estadual

Para a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, o evento é um exemplo de transformação pela educação: “A escola é o portal da transformação. A troca de experiências promove mudanças significativas e proporciona uma aprendizagem consolidada. É hora de divulgar os bons resultados de nossa rede”.

Em um movimento para promover mais oportunidades, a escola criou um grupo de Simulação da ONU para manter os estudantes informados sobre questões globais e promover o desenvolvimento contínuo de habilidades em relações internacionais.

Marina Motta, estudante da 1ª série do Ensino Médio e medalhista de ouro na categoria de melhor delegado, destacou o impacto da experiência: “É maravilhoso estar junto com os amigos, recebendo esses prêmios e levando orgulho para a nossa escola. Mostramos que nós, da rede pública estadual, temos muito valor”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudantes de escola estadual da Baixada Fluminense são premiados em simulação da ONU no Model United Nations

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui