Bruna, de 22 anos, e Vanessa, de 21, foram escolhidas para integrar o Time Brasil após conquistarem a medalha de ouro nas Competições Senac de Educação Profissional em 2023. Desde então, as estudantes passaram o ano de 2024 em uma intensa rotina de treinamento, sob orientação de instrutores do Senac RJ.
Expectativas e preparação
“Até ontem parecia que faltava muito tempo, mas agora estamos às vésperas da competição. É um misto de emoções, e minha expectativa é muito grande. A jornada até aqui foi desafiadora, com muito estudo e treinos intensos. Estou ansiosa para representar o Brasil, mostrar o quanto aprendi e evoluí desde a última competição. Além disso, é uma oportunidade única de trocar experiências com profissionais de vários países, aprender novas técnicas e competir com os melhores do mundo“, afirma Vanessa Coelho.
Bruna Pimentel também compartilha a emoção com a proximidade da WorldSkills: “Estou realizando um sonho. Há quase dois anos me preparo todos os dias para essa competição, e agora está chegando o momento de concluir essa fase da minha vida como competidora. Quero aproveitar cada instante da WorldSkills e me concentrar para entregar o meu melhor resultado nesses quatro dias.“
Conquistas internacionais
Como parte da preparação, Bruna já coleciona importantes resultados, incluindo a medalha de ouro na categoria Cabeleireiro no Global Skills Challenge, uma competição realizada na Austrália em maio deste ano. Considerada uma prévia da WorldSkills, a Global Skills contou com a participação de 400 jovens profissionais de 19 países.
O impacto das competições no Senac RJ
Os treinamentos para competições como a WorldSkills exigem dedicação intensa, com simulações cronometradas e a orientação de profissionais de referência. O Senac RJ não só prepara os competidores para os desafios, mas também aproveita o aprendizado gerado para aprimorar sua própria atuação.
Com o objetivo de perpetuar o conhecimento adquirido, o Senac RJ criou o programa Circuito, que garante o compartilhamento de novas práticas e inovações técnicas e tecnológicas dentro da instituição. Medalhistas de edições anteriores da WorldSkills, por exemplo, continuam a colaborar com a formação de novos competidores e instrutores, disseminando suas experiências e inspirando outros alunos.
Legado contínuo
O programa Circuito permite que a participação nas competições deixe um legado duradouro. Ao integrar ex-competidores no treinamento e avaliação de novos talentos, o Senac RJ assegura que o conhecimento adquirido em eventos internacionais se traduza em melhorias permanentes no ensino técnico e na atualização de seus profissionais.