Estudo da Firjan mostra que RJ pode gerar mais de 180 mil empregos investindo na produção de gás natural

O presidente da Firjan ressaltou que a retomada dos investimentos no setor são de grande importância no momento geopolítico atual

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução: Internet

O estudo “Potencial do Gás Natural: Um Novo Ciclo para a Petroquímica no Rio de Janeiro”, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), verificou que o Estado do Rio de Janeiro deve concentrar investimentos na produção de gás natural, para aumentar a disponibilidade do combustível e acabar com a dependência de importação de produtos petroquímicos. As informações são do Diário do Porto.

De acordo com o levantamento, a aplicação de recursos no setor pode levar a produção fluminense aumentar em até 3 vezes a sua capacidade, além de beneficiar as empresas do ramo, que poderão gerar até 180 mil postos de trabalho, diretos e indiretos.

O presidente da Firjan, Eduardo Gouvea Vieira, ressaltou que a retomada dos investimentos no setor são de grande importância no momento geopolítico atual, especialmente diante das consequências da guerra da Ucrânia e do pós-pandemia.

“Já fomos autossuficientes em fertilizantes e petroquímica. Porém, ao longo dos anos, com o preço dos insumos mais baixos no exterior, o Brasil e o Ocidente se voltaram para a Ásia. Agora, a pandemia e a guerra na Ucrânia mudaram essa percepção. Os preços estão mais caros e, claramente, percebemos que temos oportunidades por aqui”, afirmou o presidente da Firjan.

Advertisement

Eduardo Gouvea Vieira ressaltou ainda que o Estado do Rio detém uma série de vantagens estratégicas e logísticas para se tornar um player relevante no segmento de produção de gás natural.

 “O Rio tem posição especial, o gás está na costa fluminense, tem infraestrutura de transporte interessante, com portos, para escoar esses produtos. Se o Rio se unir à malha ferroviária nacional, se torna ponto de exportação de grãos e pode levar ao campo os fertilizantes produzidos aqui”, esclareceu Gouvea Vieira. Nesse sentido as conclusões do estudo da Firjan são enfáticas. A estimativa é que o Estado do Rio receba mais de 80 milhões de m³/dia através novas rotas de escoamento de gás, ultrapassando a oferta atual de 20 milhões de m³/dia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudo da Firjan mostra que RJ pode gerar mais de 180 mil empregos investindo na produção de gás natural
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui