Estudo mostra 73 eventos esportivos que podem ter o Rio como sede

O estudo considerou critérios como atratividade turística, disponibilidade de espaços existentes, popularidade e relevância socioeconômica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Prefeitura do Rio/ Beth Santos

A Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/Visit Rio), apresentaram, nesta terça-feira (31/01), o “Mapa de Oportunidades para o Rio de Janeiro nos próximos 10 anos”. Fruto de um convênio com a 2IS, consultoria suíça que monitora oportunidades de eventos desse segmento, o primeiro diagnóstico aponta 73 torneios de prestígio mundial que a cidade está apta a receber.

O estudo considerou critérios como atratividade turística, disponibilidade de espaços existentes, popularidade e relevância socioeconômica. Segundo estimativa do Rio CVB/VisitRio, se o Rio de Janeiro conseguir atrair os dez eventos mais relevantes da lista poderá conseguir, em uma década, um incremento de cerca de R$ 15 bilhões na atividade econômica local.

Um dos papéis da Prefeitura é a universalização do acesso ao esporte. Além disso, um aspecto fundamental para a construção da identidade carioca é o alto impacto dos eventos esportivos na trajetória da nossa cidade. Hoje, o Rio tem um conjunto de equipamentos esportivos que permite trazer para cá grandes eventos, que podem ter um impacto econômico fantástico na cidade“, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O estudo põe no radar da cidade eventos de impacto mundial. Na lista, os campeonatos mundiais de basquete masculino e feminino, de vôlei, de hipismo, de ciclismo, de futebol feminino, de atletismo, além dos Jogos Pan-Americanos e da Copa dos Presidentes (Golfe).

Advertisement

O presidente do Rio CVB/VisitRio, Carlos Werneck, destacou que os investimentos em infraestrutura feitos pela cidade para receber a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 foram decisivos para a elaboração do diagnóstico. Ele ressaltou que esse legado reduzirá, significativamente, os investimentos necessários para atrair novos eventos.

Além da infraestrutura física, a Copa do Mundo e a Olimpíada também permitiram a qualificação de pessoal em padrão internacional. Na Copa do Qatar, por exemplo, 350 brasileiros atuaram na organização do torneio. O currículo desses profissionais é um dos elementos que integram o conjunto de condições para a atração de novos eventos esportivos. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudo mostra 73 eventos esportivos que podem ter o Rio como sede
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Estudo mostra 73 eventos esportivos que podem ter o Rio como sede
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui