Estudo mostra baixa competitividade do Rio de Janeiro

Estudo apresentado pelo vereador Pedro Duarte na Fecomércio mostra dados preocupantes da competitividade do Rio de Janeiro, que está em 71º lugar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

O vereador Pedro Duarte (NOVO RJ), em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), apresentou nesta sexta-feira (26/02), no auditório da Fecomércio, um encontro para uma apresentação inédita do Ranking de Competitividade dos Municípios: dessa vez, os dados foram abertos e específicos sobre o Rio de Janeiro. 

O estudo mostra dados preocupantes. O Rio é o 200º colocado no Pilar de Sustentabilidade Fiscal, o 238º colocado no Pilar de Qualidade da Saúde, 286º colocado no Pilar de Acesso à Saúde, e 328º colocado em Tempo de Abertura de Empresas. 

Hoje o Rio ocupa o 71° lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios. Com o potencial que sabemos que a cidade tem, esse resultado deve ser melhorado com urgência. Esse encontro abordará a importância do fomento à Competitividade no mandato municipal, além de debater caminhos e saídas para o desenvolvimento da nossa cidade.”, explica Pedro Duarte.

Entre os convidados, Carlo Caiado (DEM), presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio-RJ; Tadeu Barros, diretor do Centro de Liderança Pública -CLP; Cristiano Beraldo, Secretário do Turismo e Maína Celidônio, Secretária dos Transportes.

Advertisement

O Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 405 municípios brasileiros – todos acima dos 80 mil habitantes, por meio de 12 pilares dentro de 3 dimensões. 

São elas: 

  • As dimensões de sociedade: acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança e saneamento e meio ambiente. 
  • As dimensões de instituições: sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública.
  • As dimensões de economia: inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

Veja o relatório completo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudo mostra baixa competitividade do Rio de Janeiro
Advertisement

11 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma banca de jornal no Centro e estou a 4 meses esperando a prefeitura autorizar acompanhia de luz a fazer uma simples obra e já se vão 4 meses de espera a puder me ajude pois nem enérgica solar posso colocar pois não tenho relógio de luz q puder m ajude meu telefone e 974210089 eliziario

  2. …a encampação da Linha Amarela sem falar em indenização

    Indenizar ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA que promoveu o esbulho da coisa pública e ficou impune no CRIME PERMANENTE durante anos.

    Quem tem que ser indenizado é o povo, quem tem que ir pra cadeia é CESAR MAIA esse bandido canalha, formador de quadrilha, mau carater e inescrupuloso…

    O GLOBO – TENTA INDUZIR À VOLTA DO PEDÁGIO LINHA AMARELA…
    Finalmente acabou o TJRJ lacrou definitivamente. A LAMSA nunca participou de licitação e sempre trabalhou na clandestinidade mediante distribuição de propina. Pedágio em AVENIDA como o da Linha Amarela em qualquer situação de estado ou de iniciativa privada é crime de EXTORSÃO e FRAUDE FISCAL, e por isso essa cobrança não volta mais, a AVENIDA deve ser entregue a CET-RIO, BOMBEIROS e a DEFESA CIVIL que vão ficar instalados no antigo prédio da concessionaria, a limpeza fica por conta da COMLURB-RJ. A PMERJ como sempre continuará atuando nas vias de maior movimento. Entre outros crimes permanentes cometidos por essa Organização Criminosa OAS-LAMSA-INVEPAR, implantada pelo bandido CESAR MAIA os estelionatários, usando recibos falsos, sonegavam, desviaram e lavaram dinheiro, com a conivência de autoridades desde sua inauguração, superfaturavam e em outras ocasiões subfaturaram obras que diziam ter feito, mentiam negociando debentures e títulos podres junto aos fundos de pensão PREVI-BB, PETROS, FUNCEF, falsificavam dados contábeis para iludir, bancos, acionistas e o fisco, como constatado pela CVM-RJ e pelo TCU, operando distribuição de vantagens indevidas e incitando corrupção de autoridades formando quadrilhas nos três poderes e junto à receita federal, municipal e nas secretarias, fizeram apologia ao crime permanente de estado extorquindo contribuinte mediante grave ameaça, contabilizando arrecadação por estimativa dos Tributos sobre bens públicos inalienáveis ilegalmente, onde não havia interesse à cidadania e dos contribuintes, usando LAMSA uma empresa laranja, testa de ferro que nasceu para furtar o erário se apoderou em esbulho de uma AVENIDA do povo sem sequer ter participado de licitação, na marginalidade em conluio com autoridades inescrupulosos. (LuizPCarlos – 21.02.2021).

  3. Dos 3 pontos, “As dimensões de sociedade” é o pior. Leva mais tempo e é estrutural, além de necessitar de uma cooperação com o estado e municípios da região metropolitana.

  4. Esquece o centro do rio, conceito de 1900 e bolinha de centralizar tudo num único lugar. O comércio dos bairros deve ser fortalecido e outros polos de desenvolvimento de empresas pra vc ter um desenvolvimento mais igual entre as regiões.

  5. QUANDO VEJO MATÉRIAS QUE ABORDAM ESSE ASSUNTO, LOGO ME VEM O ÓBVIO, OU SEJA, O QUE ESPERAR DE UM POVO PORCO, PESSIMAMENTE EDUCADO, QUE PAQUERA A CRIMINALIDADE E QUE ADORA PASSAR UMA IMAGEM DE “MALANDRO”? ESTAMOS COLHENDO O FRUTO DE TODO COMPORTAMENTO MEDÍOCRE E BOÇAL QUE É CARACTERÍSTICO DESSA REGIÃO. O RIO DE JANEIRO É LINDO VISTO POR CIMA, POIS QUANDO VC ESTÁ NAS RUAS, A TRISTEZA É GRANDE!

  6. Existem outras coisas também a serem consideradas: a desordem urbana e o desvalorizado senso de dever popular pra que as coisas sejam minimamente ordeiras, algo que é compartilhado pelo poder público – que não cumpre a moralidade que ele espera do cidadão. Dois exemplos populares: o lixo nas ruas, o saque de mercadorias em caminhões acidentados/roubados; Dois exemplos do poder público: a encampação da Linha Amarela sem falar em indenização e o não-pagamento do VLT Carioca.

    É hora de mudança! Tudo isso impõe um custo ao Rio de Janeiro que é certamente levado em conta na hora de alguém decidir um investimento aqui.

    • Mas toda cidade do Brasil tem desordem urbana.

      A melhorzinha por incrível que pareça é a Cidade de Porto Alegre.

      Mesmo assim está uma porcaria.
      A desordem urbana é da cultura do povo brasileira.

      A cidade de Brasília tem 61 anos foi toda ela planejada,mas está totalmente desorganizada socialmente.

      A 6 km do Palácio do Alvorada tem uma favela do tamanho da favela do Rio das Pedras.

      Abraços,
      Cláudio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui