O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) autuou, no dia 7 de maio, os organizadores da Transmantiqueira Ultra Trail Agulhas Negras (TUTAN), corrida de montanha realizada no município de Resende, por desmatamento ilegal e crimes ambientais contra a Mata Atlântica. O evento ocorreu sem autorização ambiental e gerou danos significativos em área de preservação do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS).
A equipe técnica do Inea identificou a abertura irregular de trilhas, com cerca de 615 metros desmatados dentro do parque e outros 260 metros na Zona de Amortecimento, interferindo diretamente em um ecossistema de alta relevância ambiental. Entre os danos ambientais constatados estão compactação do solo, erosão, danos à drenagem natural e intervenção em área com declividade superior a 45º, considerada sensível e de difícil recuperação.
Uma das espécies impactadas foi a Palmeira Jussara (Euterpe edulis), fundamental para o equilíbrio ecológico e alimentação de diversas espécies animais.
“A resposta rápida e eficaz dos nossos técnicos às infrações cometidas pelo evento demonstra o compromisso do Inea com a preservação ambiental e punição adequada aos responsáveis pela destruição do nosso patrimônio verde. Desde que assumimos a gestão da Secretaria, temos intensificado as ações de fiscalização para a proteção da fauna e da flora”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Após a vistoria da equipe do parque, um relatório técnico com mapas e imagens foi produzido, comprovando os danos. Os organizadores da corrida serão autuados com multa ainda a ser calculada, podendo chegar a R$ 50 mil por hectare ou fração de área degradada.
O Parque Estadual da Pedra Selada, com 8.036,62 hectares, abriga remanescentes de floresta primária e espécies ameaçadas de extinção, além de locais de interesse arqueológico, científico e paisagístico. Entre as atrações do parque estão o Hotel de Abelhas Solitárias, o jardim de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e trilhas como a do Bosque do Visconde. A unidade realiza atividades de educação ambiental e tem entrada gratuita, funcionando diariamente das 8h às 17h.
A noitinha do INEA fala de (i) “resposta rápida e eficaz dos nossos técnicos” <i/) é mais fake que a chegada do homem à lua.
Eficaz seria com pró-atividade, atuando logo que o evento tivesse sendo preparado ou ocorrendo.
Paparam foi mosca.