
Das aulas de roteiro da formação técnica oferecida pelo Programa NAVE, do Instituto Oi Futuro, no bairro da Andaraí, Zona Norte do Rio, para o tapete vermelho de um dos principais festivais de cinema do mundo. Esta é a trajetória do carioca Leonardo Martinelli, 27 anos, que na próxima terça-feira, 20 de maio, apresenta seu curta-metragem ‘Samba Infinito’ no Festival de Cannes, na França. Dirigida e escrita por Leonardo, a produção é estrelada por Camila Pitanga, Gilberto Gil, Alexandre Amador e Miguel Leonardo.
“Por conta do caráter híbrido do colégio, onde as matérias do currículo do ensino médio dialogavam com as técnicas, somado ao acesso aos estúdios de imagem e som e aos equipamentos, tive diversas oportunidades de realizar exercícios em vídeo. Além disso, muitos dos meus colegas e professores da época tinham interesse em cinema. A soma do acesso aos equipamentos com a paixão pessoal e coletiva pelos filmes me ajudou a explorar a possibilidade de realizar produções autorais desde cedo. O curso técnico de Roteiro no NAVE foi um ponto importante e positivo na minha trajetória”, ressalta o diretor.
Ainda segundo Leonardo, o Festival de Cannes era assunto recorrente entre seu grupo de amigos durante as aulas do NAVE, e a oportunidade de apresentar sua própria produção no festival é um sonho realizado. “Lembro de diversas vezes reunir amigos nos finais de semana ou nos intervalos das aulas para brincarmos de fazer curtas e fotografias autorais, e comecei a me familiarizar com a importância do Festival de Cannes justamente enquanto estudava no NAVE, quando discutíamos as escolhas da Palma de Ouro, os júris, os filmes que ficaram de fora… acredito que, na época, a ideia de participar de Cannes era apenas uma fantasia. Então, poder realizar esse sonho anos depois, após tanto trabalho, é uma felicidade imensa.”
Na trama de ‘Samba Infinito’, ambientada durante o carnaval do Rio, um gari enfrenta o luto pela perda da irmã enquanto cumpre suas obrigações de trabalho. Em meio à folia e agitação dos blocos de rua, ele encontra uma criança perdida e decide ajudá-la. Realizado com apoio da RioFilme, CNC e France Télévisions, ‘Samba Infinito’ é uma coprodução franco-brasileira através da Baraúna Filmes (Brasil), Pseudo Filmes (Brasil) e Les Valseurs (França) e participa da competição de curta-metragens da mostra Semana da Crítica do festival.
Diretor, roteirista e produtor
Leonardo Martinelli (1998) é um cineasta carioca, que atua como diretor, roteirista e produtor desde 2017. Cresceu, estudou e vive na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em 2021, seu filme Fantasma Neon ganhou o Leopardo de Ouro de curta-metragem no Festival de Locarno. Em 2023, este mesmo curta entrou em cartaz nos cinemas comercialmente, distribuído pela Vitrine Filmes. O curta foi finalista no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e foi escolhido como Melhor Curta Brasileiro do ano pela ABRACCINE. Somados, os seus curtas foram selecionados em mais de 400 festivais de todo o mundo, incluindo Cannes, Locarno, Toronto, San Sebastián, BFI London, Palm Springs, Montreal, Biarritz, Toulouse e outros.
No Brasil, já foi premiado com três Kikitos no Festival de Gramado e dois Troféus Redentor no Festival do Rio. Uma sessão com toda sua filmografia foi destaque no 63° Festival de Cartagena, tornando-o o cineasta mais jovem da história do evento a receber esse reconhecimento. É mestre em Comunicação e atualmente desenvolve seu primeiro longa-metragem, selecionado para a Locarno Residency e Hubert Bals Fund.
Programa NAVE
Desenvolvido há 19 anos pelo instituto Oi Futuro em parceria com as secretarias estaduais de educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, o Programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação) oferece Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica, formando jovens para as economias digital e criativa. O NAVE desenvolve, implementa e compartilha metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, fazendo uso pedagógico de novas tecnologias. Com cursos de Multimídia e de Programação Full Stack e de Jogos Digitais, o programa oferece aos jovens uma educação integral: para o mercado de trabalho e para a vida.