Ex-chefe do SNI na ditadura militar, General Newton Cruz morre no Rio aos 97 anos

Segundo informou o portal Metrópoles, o general tinha problemas pulmonares e ficou internado por 15 dias em um hospital do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Reprodução Globo News)

O general Newton Cruz, conhecido por sua atuação durante a ditadura militar instalada em 1964, morreu aos 97 anos, no Rio de Janeiro, na noite dessa sexta-feira (15/4).

Ele será cremado neste domingo (17/4), no crematório da Penitência, no cemitério do Caju, zona norte da cidade. Segundo informou o portal Metropoles, o general de divisão tinha problemas pulmonares e ficou internado por 15 dias em um hospital do Rio.

Newton Cruz foi general do Exército Brasileiro e teve atuação na ditadura militar no Brasil, que durou de 1964 a 1985. Ele foi chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão que monitorava e espionava opositores do regime e que cuidava da ‘segurança nacional’, munindo os militares de informações confidenciais. Foi também chefe do Comando Militar do Planalto.

Ele foi acusado pela morte do jornalista Alexandre von Baumgarten. Na época, negou seu envolvimento, disse que recebeu informações sobre a identidade do responsável pelo assassinato, mas se negou a revelar.

Advertisement

Foi bem votado como candidato a Governador do RJ em 1994, terminando em terceiro lugar, com 14% dos votos. Sua pauta principal era a segurança.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ex-chefe do SNI na ditadura militar, General Newton Cruz morre no Rio aos 97 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui