3 dicas para curar a ressaca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No Carnaval é muito mais comum ver as pessoas passando do limite no consumo de álcool, com isso uma palavra bem chata passa a fazer parte dos dicionários de muita gente: ressaca.

O ideal é que, nos dias de folia, você não esqueça de se alimentar bem, consumindo Frutas, Legumes, Verduras, Carnes, Pães, Queijos, etc. Evite gordura e fritura, dando preferência a alimentos cozidos ou assados. Além disso, tente repousar o suficiente, dormindo pelo menos 8 horas por dia.

A ressaca ocorre quando há uma intoxicação no corpo por conta de muita bebida alcoólica, portanto é uma reação natural do nosso organismo. Para processar todo o álcool ingerido e eliminá-lo, vários órgãos do corpo tem que trabalhar bastante. O fígado é o mais sobrecarregado. Ele continua trabalhando, mesmo após a pessoa ter parado de beber, para dar conta de tanto álcool, como se ele mesmo estivesse embriagado. Com isso acumula enzimas no corpo que acabam por bagunçar o metabolismo e interfere até no sistema nervoso. Causando os sintomas que muita gente conhece: dor de cabeça, desidratação, enjôo, diarréia e cansaço.

Pensando nisso, separamos 3 dicas que ajudam a curar Ressaca:

Advertisement

1 – Beba muita água: Como o álcool faz com que as pessoas urinem mais do que o normal, existe uma grande perda de água. Por isso, o corpo tenta se reidratar roubando água do cérebro, que acaba ficando um pouco menor do que o normal. Para fazer com que isso seja amenizado: água, muita água. O líquido é capaz fazer com que seu corpo seja reidratado, além de permitir que o cérebro volte a trabalhar das maneiras corretas.

2 – Ingestão de Frutose (açúcar da fruta): Quando ingerimos álcool, o glicogênio – reserva de energia armazenada no fígado e nos músculos – é transformado em glicose e logo depois é eliminado do corpo pela urina. Por isso é muito comum a sensação de total cansaço nas manhãs “pós-bebedeira”. A frutose acelera o processamento do álcool pelo corpo.

3 – Ingestão de Sódio (Isotônico): O sal em excesso faz mal à saúde, mas ele é muito necessário para que o corpo consiga realizar algumas das principais reações químicas necessárias para a manutenção dos estados normais. Isso acontece porque o sal é rico em sódio, eletrólito essencial para os seres humanos. Junto com o potássio, o sódio é eliminado em grandes quantidades pela urina.

Exagerou na bebida? Siga as dicas acima e boa folia!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 3 dicas para curar a ressaca
É cirurgião plástico,  Mestre em Cirurgia pela UNIRIO; Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Professor do Instituto Carlos Chagas, UNIRIO e Univ. Santa Úrsula; Membro da Associação dos Ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy. CRM: 5238044-3
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui