Exclusivamente pediátrico, Hospital Municipal Jesus ganha sala de radiologia inspirada no fundo do mar

Unidade de saúde é referência no tratamento de câncer infantil na rede pública do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: (Gabi Carrera)

A parte mais profunda do mar, um lugar tão escuro que só os animais que brilham conseguem ser vistos, foi a inspiração da equipe de Gringo Cardia para transformar em um universo mágico outro lugar muito escuro: a sala de Raio-X do Hospital Municipal Jesus (HMJ), em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. A unidade de saúde é exclusivamente voltada para o público infantil . Batizada de “Sala dos Robôs Submarinos” o novo espaço tem polvos, águas-vivas e outros seres aquáticos luminosos, aguardando o atendimento de cerca de 6 mil crianças por ano e a realização de aproximadamente 7,5 mil exames. A novidade foi criada pelo Instituto Desiderata.

O Hospital Municipal Jesus faz parte da rede pública de referência para o tratamento do câncer infantil no Rio e já tem um tomógrafo ambientado, o Submarino Carioca, em seu espaço de exames. Os espaços beneficiam todas as crianças atendidas pelo hospital, não apenas as que estão tratando o câncer.

O objetivo de Gringo Cardia ao criar esses ambientes é transportar as crianças para um espaço bem diferente da lógica hospitalar, mais próximo a um lugar de diversão que de um lugar de dor. Desde a sala de espera, os pequenos pacientes já são envolvidos no clima, com mergulhadores e peixes espalhados pelo mobiliário e por brinquedos interativos. Dentro da sala de Raio-X, o cenário é ainda mais mágico, e até a roupa de proteção do acompanhante faz parte da experiência: o capote de proteção radiológica tem adereços que fazem com que a pessoa se torne um dos robôs aquáticos.

A Sala dos Robôs Submarinos é o sétimo ambiente transformado pelo Instituto Desiderata para hospitais públicos em parceria com Gringo Cardia. O projeto de Humanização do instituto conta ainda com os Aquários Cariocas do Hospital dos Servidores, do IPPMG, do Hospital da Lagoa e do Hemorio, a Hospedaria Juvenil do Hemorio e o Submarino Carioca do Hospital Jesus.

Advertisement

Humanizar para tratar melhor

O que as experiências de humanização demonstram é que a ambientação tem um impacto muito positivo ao longo dos períodos de diagnóstico e tratamento das crianças, reduzindo, por exemplo, a necessidade de anestesias para a realização de alguns exames. Em pesquisa realizada pelo Instituto Desiderata, 86% dos cuidadores de crianças em tratamento apontaram a diminuição de seu nível de ansiedade e dor nestes ambientes, e 72% dos profissionais apontam uma reação menor da criança a procedimentos invasivos.

Ficha técnica
Criação/Direção: Gringo Cardia
Cenografia executiva: Beatriz Peregrino
Coordenação geral: Gringa Cardia/Mesosfera
Projeto Gráfico: Matheus Meira e Júlia Sampaio
Assistente de produção: Camila Fernandes (núcleo de trabalho Escola Fábrica de Espetáculos – Spectaculu)
Cenotécnico: Carlos Alberto de Lima Souza
Adereços: Atilla Neves
Pintura de arte: Jorge Alexandre
Produção gráfica: Studio Alfa
Costuras: Nice Tramontim
Brinquedos: Oficina da Serra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exclusivamente pediátrico, Hospital Municipal Jesus ganha sala de radiologia inspirada no fundo do mar
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui