Execução e Controle alinhados em evento da SEINFRA

Segundo Seminário do Projeto InfraCidades sela parceria entre TCE, SEINFRA e IEEA

Quase 300 pessoas lotaram o Centro de Convenções Firjan no Centro do Rio de Janeiro nesta quarta-feira para o II Seminário InfraCidades – Desafios da Implementação do BIM. O evento reuniu os principais nomes nacionais especialistas na nova metodologia, e também contou com a presença do Secretário Estadual de Infraestrutura e Obras (SEINFRA), Rogério Brandi, Oséias Pereira, Secretário-geral de Controle do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Marcos Muffareg, Presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (IEEA), Marcelo Kaiuca, Vice-Presidente da Firjan e Eduardo Henn Bernardi, Diretor de Investimentos da Secretaria de Aviação Civil – Ministério da Infraestrutura (SAC – MINFRA).

O InfraCidades pesquisa, capacita e atua na implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM), que permite a criação de projetos integrados com previsão, muito próxima à exata, de todo o material e custos de qualquer obra. Segundo o Secretário Rogério Brandi, é uma Política de Inovação em gerenciamento de projetos de infraestrutura, que vai produzir de forma instantânea a ampliação do controle, a capacidade social de fiscalização e maior produtividade. Em seguida, Marcos Muffareg, Presidente do IEEA, chamou a atenção para a importância da transferência de conhecimento que está sendo feita pelo InfraCidades.

O especialista Eduardo Henn Bernardi, da SAC – MINFRA, já utiliza a metodologia e demonstrou no Aeroporto de Maringá, por exemplo, o quanto o BIM transformará a visão sobre a gestão, tanto de pessoas, quanto da política e da tecnologia. O Secretário-Geral de Controle do TCE-RJ, Oséias Pereira, finalizou chamando a atenção para o fato de que como se trata de uma metodologia de notável complexidade e que requer investimentos, será necessário que os órgãos de controle entendam a intensidade da demanda e, para isso, selou a parceria com a SEINFRA para que, atuando em conjunto, consigam superar os desafios desta evolução necessária para a Administração Pública.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui