Exemplos de empreendedorismo preenchem lacunas no subúrbio carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

23550334 1772244569742947 6710203323342847332 o Exemplos de empreendedorismo preenchem lacunas no subúrbio carioca

O subúrbio do Rio de Janeiro sofreu durante muitas décadas com a escassez de opções de entretenimento e gastronomia. Houve uma época onde quase todos os investimentos em arte, cultura, diversão e culinária se concentravam nos bairros mais ricos da cidade. Ainda há um desequilíbrio, mas a instalação de grandes shoppings, com seus cinemas, parques de diversão e restaurantes, em bairros da Zona Oeste e da Zona Norte, diminuíram a disparidade. Da mesma forma, essas regiões se beneficiaram com iniciativas de uma nova geração de empreendedores, que acreditam no potencial do subúrbio, mostram a importância do incentivo à livre iniciativa e investem em bares, restaurantes, casas de festa e casas noturnas.

O pacato bairro de Higienópolis, na Zona Norte do Rio de Janeiro, é um exemplo. A localidade tinha baixa movimentação comercial no ramo de lanchonetes e bares de qualidade. Seus moradores acabavam tendo de buscar opções no Cachambi e no Méier ou se dirigir para o NorteShopping e o Shopping Nova América, localizados em bairros vizinhos. Entretanto, o cenário tem mudado, com novos investimentos na área da gastronomia, inclusive aproveitando a moda das cervejas artesanais e das hamburguerias, que estão se espalhando pela cidade.

Em junho de 2016, por exemplo, foi inaugurado o Brooklyn Burger & Beer. O estabelecimento trouxe mais vida para o seu entorno e passou a congregar jovens e adultos de Higienópolis. Com suas cervejas e seus hambúrgueres, o local ganhou clientela fiel e se tornou referência. Contudo, infelizmente, as histórias dos negócios de sucesso nem sempre trazem apenas episódios positivos. No dia 7 de novembro de 2017, um incêndio destruiu o Brooklyn, fruto de um problema elétrico. A cozinha do estabelecimento e o salão se transformaram em cinzas.

Advertisement

Tentando ajudar, um jovem morador do bairro, Gabriel Guimarães, de 18 anos, decidiu promover uma campanha de apoio à reconstrução do negócio, visando ajudar os proprietários Vinícius e Leandro e permitir que a região continue tendo essa opção. Você pode ajudar aqui ou doando eletrodomésticos para ajudar a reorganização da cozinha.

Independente da quantia arrecadada, o caso mostra o espírito de solidariedade, até mesmo com um estabelecimento comercial, sem dúvida potencializado pelo fato de o bairro desejar a continuidade de um negócio que gera movimentação nas ruas, emprego para os moradores e uma opção de entretenimento onde há escassez de serviços desse tipo. O comércio do subúrbio do Rio e o Brooklyn Burger & Beer querem, como uma fênix, renascer das cinzas. E isso é muito bom para a cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exemplos de empreendedorismo preenchem lacunas no subúrbio carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui