Os banhistas que estavam na orla do Rio neste domingo (13/02) tiveram uma surpresa ao ver sete grandes veleiros, que lembram caravelas, desfilando pelo mar. Trata-se de uma exibição de embarcações do Velas Latinoamerica 2022, que acontece a cada quatro anos e reúne navios da Marinha de sete países da América Latina.
O evento, que marca o início das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, passa pelas praias da Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana.
O país anfitrião tem como representante o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”, que desfilou acompanhado de “Libertad” e “Bernardo Houssay” (Argentina), “Guayas” (Equador), “Unión” (Peru), “Capitán Miranda” (Uruguai) e “20 de Julio” (Colômbia) – o mexicano “Cuauhtémoc” não participa da etapa brasileira.
Ao portal de notícias “G1”, o comandante Sousa Freitas, da Marinha do Brasil, afirmou que são “veleiros com quatro mastros e, na sua maioria, são navios-escola que estarão no Porto do Rio de Janeiro para promover atividades culturais“.
Em 2008 tive a honra de participar de uma das melhores eu digo uma das melhores ordem unidas no meu tempo de serviço que foi o aniversário de 200 anos da chegada da família real no Brasil e foi no quartel general da A/D1 em jurujuba que meu coração bateu forte realizamos a ordem unida e o general campos bradou Sentinela Alerta e a tropa bradou Alerta Estou logo em seguida na proximidade dos muros ao mar 4 canhões de 105 milímetros davam 21 tiros e no Mar passava uma dessas caravelas brancas que o Brasil possui e também com seus canhões davam 21 tiros de volta , aquilo foi surreal e jamais sairá da minha memória. SD Rebello
Maravilha, valeu! . . . .