O mercado de terrenos no Rio segue aquecido, com destaque para os 8.765 lotes vendidos entre 2020 e 2024, segundo levantamento do Secovi Rio, que utilizou dados oficiais de ITBI da Prefeitura do Rio. O ITBI é o imposto que se paga ao adquirir um imóvel. Essa procura, segundo profissionais do mercado, vem tanto de investidores, de olho na valorização futura, quanto de pessoas que desejam construir casas personalizadas. Há oportunidades em condomínios com infraestrutura completa, oferecendo lazer, segurança e facilidades como minimercado e transporte interno.
Esses empreendimentos têm a proposta de unir todas as necessidades do morador em um só espaço, funcionando como uma espécie de Plano Diretor informal que revitaliza o entorno. O Plano Diretor, vale lembrar, é elaborado pelo município com a participação da sociedade, orientando o crescimento das cidades. Para o CEO da Avanço Realizações Imobiliárias, Sanderson Fernandes, a alta no segmento é notável. “Terrenos se valorizam ao longo do tempo e as casas também à medida que a região se desenvolve. A partir da identificação dessa demanda, criamos a marca Terrah Urbanismo, braço da companhia dedicado a condomínios de terrenos com lazer completo, segurança 24h, localização estratégica e conveniências como serviços pay-per-use, transporte interno com van e carrinho de golfe, além de vagas para visitantes. Foram mais de dois anos de desenvolvimento para entregar um residencial diferenciado na região.”
O primeiro projeto da nova fase da empresa, com mais de 45 anos de experiência no Rio, é o Terrah Américas Clube, no Recreio dos Bandeirantes. O lançamento acontece neste sábado, 22 de fevereiro, na Rua Dom Bosco, ao lado do Colégio Notre Dame. São 158 terrenos a partir de 180 metros quadrados, em um espaço total de 44.237,50 m², com quase 2500m² dedicados ao lazer dos moradores. O Valor Geral de Vendas (VGV) chega a R$ 100 milhões. “Para o lançamento, estaremos com uma ação que dará o projeto da casa para os 30 primeiros clientes que fecharem negócio”, adianta Fernandes.
Segundo o executivo, a proposta é que as famílias tenham maior contato com a natureza. “A campanha tem frases que dizem muito. ‘Troque a rede social pela rede do jardim’, ‘As buscas pelos encontros’, ‘A tela pela Terrah’, enfim, são brincadeiras que mostram como a nossa vida mudou com a chegada da tecnologia. Claro que não vamos abrir mão dessa facilidade, mas é necessário também ter estes momentos mais off com a família e os amigos para o bem-estar do corpo e da mente”, observa Fernandes.
Localizado no Recreio, próximo às Vargens e à Barra da Tijuca, o endereço fica a 50 metros da Avenida das Américas. De acordo com o executivo, o projeto do novo residencial reuniu profissionais renomados para criar um design único no urbanismo, fachadas, ambientes e paisagismo. O projeto urbanístico é da PBS, o arquitetônico é assinado pela BMF e o paisagismo fica a cargo de Sá & Almeida.
Para a diversão das famílias, o Terrah Américas Clube contará com lazer distribuído em dois andares, incluindo solarium, spa com hidro, fitness, Espaço Kids, brinquedoteca e quadras de tênis, de areia e poliesportiva. Haverá ainda minimarket, espaço delivery, serviços pay-per-use e segurança 24 horas.