Expectativa do Carioca com a gestão Eduardo Paes e otimismo com o Rio

Os homens mantiveram uma perspectiva mais positiva em todos os aspectos apresentados: otimismo, expectativa para 2022 e felicidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Continuando a divulgação de resultados da 2ª edição da pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada pelo Instituto Rio21, hoje apresentamos um comparativo dos sentimentos frente a gestão atual entre os sexos feminino e masculino.

Um dos questionamentos feitos aos entrevistados foi o quanto eles se sentem otimistas com a gestão municipal sob o comando do Prefeito Eduardo Paes. Nos últimos 3 meses, houve uma pequena redução (1,8 pontos percentuais.) no percentual de entrevistadas do sexo feminino que afirmaram estar muito otimistas ou otimistas com a atual gestão.

Materia 3 Dudu 2021.003 Expectativa do Carioca com a gestão Eduardo Paes e otimismo com o Rio

Para o sexo masculino, a tendência também foi de queda no nível de otimismo. No entanto, a redução foi bem mais significante. Em agosto, 65,3% dos entrevistados homens declararam estar muito otimistas ou otimistas com a atual gestão municipal do Rio. Em novembro, esse número caiu para 47,7%, apresentando uma diferença de 17,6 p.p. entre os meses de agosto e novembro.

Materia 3 Dudu 2021.004 1 Expectativa do Carioca com a gestão Eduardo Paes e otimismo com o Rio

Outro tópico abordado pela pesquisa foi a expectativa dos entrevistados para a cidade do Rio de Janeiro em 2022. Assim como o nível de otimismo, esse tópico também sofreu uma redução na percepção positiva por parte de ambos os sexos.

Advertisement

Enquanto em agosto, 55,4% das entrevistadas do sexo feminino acreditavam que o ano seguinte será muito melhor ou melhor, em novembro esse percentual foi de 53,3%.

Materia 3 Dudu 2021.006 Expectativa do Carioca com a gestão Eduardo Paes e otimismo com o Rio

A expectativa para a cidade em 2022 foi mais positiva entre os homens tanto em agosto (69,3%) quanto em novembro (57,2%). Porém, a queda na percepção positiva também foi maior entre os homens. Os dados revelam que houve uma diminuição de 12,1 p.p. nos últimos 3 meses.

Materia 3 Dudu 2021.007 Expectativa do Carioca com a gestão Eduardo Paes e otimismo com o Rio

Já o sentimento de felicidade por ser carioca é mais presente entre os entrevistados do sexo masculino. Tanto em agosto como em novembro, mais de 40% dos homens afirmaram estar muito felizes ou felizes por serem cariocas.

Por sua vez, em agosto, apenas 32,9% das respondentes do sexo feminino declararam ser muito felizes ou felizes por serem carioca; percentual que sofreu um aumento em novembro, passando a ser 38,9%.

Materia 3 Dudu 2021.001 Expectativa do Carioca com a gestão Eduardo Paes e otimismo com o Rio

Pesquisadora do Instituto Rio21, Carolina Carvalho: “No levantamento de dados realizado em novembro percebemos que os sentimentos dos entrevistados do sexo masculino e feminino estão bastante próximos. No entanto, os homens mantiveram uma perspectiva mais positiva em todos os aspectos apresentados: otimismo, expectativa para 2022 e felicidade.”

Em novembro, foram ouvidos 1032 moradores da cidade do Rio de Janeiro, entre 03 e 16 de novembro de 2021, de forma presencial e online.

A próxima avaliação está prevista para ser realizada no mês de fevereiro, dando continuidade a um ciclo de pesquisas trimestrais, que deverá perdurar até o final desta gestão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Expectativa do Carioca com a gestão Eduardo Paes e otimismo com o Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Depois de 4 anos das trevas de Crivella (que claramente ODIAVA a cidade) estou otimista com a gestão do Eduardo. Não há político perfeito e no xadrez que precisamos jogar a cada eleição, ele demonstra ser alguém interessado na melhora e desenvolvimento do Rio.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui