Realizada nos dois últimos fins de semana, a 31ª edição da Expo Itaguaí, maior evento country do estado do Rio de Janeiro, atraiu quase 1 milhão de pessoas ao Parque Municipal ao longo de sete dias de evento.
Deste número, quase 27 mil foram crianças até 12 anos de idade, de acordo com a Secretaria de Assistência Social de Itaguaí, que celebrou o sucesso da operação de identificação de menores para garantir uma maior segurança.
“Na Expo 2024, tivemos uma participação bastante expressiva de crianças e adolescentes, sobretudo pelas atrações escolhidas. Todas elas estavam identificadas”, destacou a subsecretária de Assistência Social, Jaqueline Rodrigues.
“Esta identificação obrigatória através de pulseiras numeradas foi disponibilizada antes do evento na nossa secretaria e em todos os dias do evento na portaria principal, com mais de 120 fiscais da criança e do adolescente”, acrescentou.
A identificação teve como principal objetivo facilitar a busca pelos responsáveis em casos de desencontro, além de possibilitar uma celeridade nas ações do Conselho Tutelar e do Comissariado da Infância e Juventude, presentes na Expo.
Outra operação de sucesso liderada pela Secretaria de Assistência Social de Itaguaí durante a Expo foi a que possibilitou acessibilidade e segurança a pessoas com deficiência, que tiveram uma área exclusiva na frente do palco principal.
“Este espaço contou com plataforma suspensa, rampa, banheiro acessível e profissionais especialistas no cuidado e atendimento a PCD. Calculamos aproximadamente 1.000 pessoas durante os dias do evento”, disse a subsecretária.