Exposição com fotos de refugiados chega ao Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma das primeiras turmas de jardim da infância no campo de Dikwaneh, Líbano.

Tocando em um tema cada vez mais atual, a exposição “Uma Longa Jornada” chegou ao Rio de Janeiro e ficará por aqui, no Centro Cultural dos Correios, até o dia dez de janeiro de 2016. Composta por 40 fotos e cinco curtas-metragens, a mostra conta a história da prolongada crise de refugiados. A entrada é franca.

Por meio de fotografias históricas e filmagens do arquivo da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), o espectador pode testemunhar um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna, as violações de direitos humanos perpetradas e os desafios enfrentados pelos refugiados da Palestina.

As fotos retratam diversos períodos da história da Unrwa e dos refugiados palestinos. Elas mostram momentos desde agosto de 1948, quando 700 mil pessoas foram deslocadas em consequência do conflito com Israel, passando pelas duas Intifadas (levante palestino contra a ocupação israelense) em 1987 e no ano 2000, até os dias atuais, quando os refugiados palestinos estão sendo afetados pela guerra civil na Síria.

Advertisement

As imagens fazem parte do acervo de fotos da Unrwa, que é composto por 430 mil negativos, 10 mil fotografias, 85 mil slides, 75 filmes e 730 fitas de videocassete. Em 2009, esse acervo foi todo digitalizado e incluído no Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A mostra foi organizada pela primeira vez em 2013, na cidade de Jerusalém. Depois passou por Amã, Dubai, Gaza, Roma, Turim, Nova York, Jacarta, Marrakesh e São Paulo.

Pao-do-Ouvidor

Serviço

Local: Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20
Telefone: (21) 2253-1580
Horários: dom, ter, qua, qui, sex e sáb de 12h até 19h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição com fotos de refugiados chega ao Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui