Uma das primeiras turmas de jardim da infância no campo de Dikwaneh, Líbano.

Tocando em um tema cada vez mais atual, a exposição “Uma Longa Jornada” chegou ao Rio de Janeiro e ficará por aqui, no Centro Cultural dos Correios, até o dia dez de janeiro de 2016. Composta por 40 fotos e cinco curtas-metragens, a mostra conta a história da prolongada crise de refugiados. A entrada é franca.

Por meio de fotografias históricas e filmagens do arquivo da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), o espectador pode testemunhar um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna, as violações de direitos humanos perpetradas e os desafios enfrentados pelos refugiados da Palestina.

As fotos retratam diversos períodos da história da Unrwa e dos refugiados palestinos. Elas mostram momentos desde agosto de 1948, quando 700 mil pessoas foram deslocadas em consequência do conflito com Israel, passando pelas duas Intifadas (levante palestino contra a ocupação israelense) em 1987 e no ano 2000, até os dias atuais, quando os refugiados palestinos estão sendo afetados pela guerra civil na Síria.

As imagens fazem parte do acervo de fotos da Unrwa, que é composto por 430 mil negativos, 10 mil fotografias, 85 mil slides, 75 filmes e 730 fitas de videocassete. Em 2009, esse acervo foi todo digitalizado e incluído no Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A mostra foi organizada pela primeira vez em 2013, na cidade de Jerusalém. Depois passou por Amã, Dubai, Gaza, Roma, Turim, Nova York, Jacarta, Marrakesh e São Paulo.

Pao-do-Ouvidor

Serviço

Local: Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20
Telefone: (21) 2253-1580
Horários: dom, ter, qua, qui, sex e sáb de 12h até 19h

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui