Exposição de moedas raras no Museu Histórico Nacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Barras de Ouro expostas no BESNumismática e o BrasilOs entusiasta da Numismática, ou seja do estudo da moeda, tem um compromisso importantíssimo no Museu Histórico Nacional, é que começa nesta quinta, dia 21 de Março, e estará lá até o dia 20 de junho de 2013 a inédita exposição “O BESNumismática e o Brasil“,  com 150 moedas e barras de ouro.

Esta é a primeira vez que peças da valiosíssima coleção de numismática do Banco Espírito Santo (BES), que reúne 13 mil itens, serão mostradas em público. Nem mesmo em Portugal, onde a coleção BESNumismática está depositada, o público teve oportunidade de conhecer as raridades. A exposição é um dos eventos promovidos pelo Ano de Portugal no Brasil, celebrado até junho.

 

Advertisement

Através das moedas e barras de ouro o visitante poderá conhecer mais sobre a história do Brasil. São peças raríssimas, em alguns casos o único exemplar no mundo. O item mais importante da exposição é a moeda de 1822 R, da coroação do Rio de Janeiro, uma preciosidade. A mostra de 150 peças é um recorte da mais completa coleção de moedas de ouro do Brasil — que soma 2 mil itens e que faz parte da grande coleção BESNumistática.

 

Portugal e Brasil partilharam cultura e moedas. As peças que estarão em exposição retratam três séculos de história luso-brasileira, desde D. João IV (1640-1656) até D. Pedro II, imperador do Brasil (1831-1889). Inclui também as moedas cunhadas em nome dos reis de Portugal na Bahia, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, nos reinados de D. João V e D. João VI. Na exposição também estarão os raríssimos florins em ouro do domínio holandês, entre 1630 e 1654, cunhados em Pernambuco.

 

Do período de D. João V merecem destaque: a dobra de 1733 do Rio de Janeiro, com apenas três exemplares no mundo; as peças de 6400 Réis cunhadas na Bahia em 1729 e 1730, exemplares únicos, e a peça de 1732 que tem apenas dois exemplares; e ainda uma peça de 1731 do Rio de Janeiro, também única.

 

No período de D. João VI, a moeda de 1822 R, do Rio de Janeiro, é raríssima. Assim como a moeda de 1822 de D. Pedro I, de sua coroação.

 

A mostra, que comemora o Ano de Portugal no Brasil, terá também projeções de vídeos e apresentação de peças relacionadas à numismática, como balanças de precisão e sacos para o transporte de moedas, que remetem ao século XVII. A curadoria é do Conselho Científico de Numismática do BESNumismática. A produção da exposição é da ARTSolutions.

 

SERVIÇO

Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro
Tel.: 21 2550.9220

3ª a 6ª feira, 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, 14h às 18h.
Até 20 de junho.

R$ 8,00 (oito reais). Grátis para menores de 5 anos, maiores de 65 e aos domingos. A bilheteria fecha meia hora antes.

Acesso: ônibus que passam pela Praça XV, Metrô Estação Cinelândia e terminal de barcas da Praça XV

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição de moedas raras no Museu Histórico Nacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui